São Cristóvão, Uma Cidade que respira Cultura!

Publicado em 01/08/2017
Imagem do Artigo São Cristóvão, Uma Cidade que respira Cultura!

Praça São Francisco - Fotos: Danielle Pereira

Por Mara Angelo

São Cristóvão, uma das cidades que também receberão os jornalistas que irão participar do XXXIV CONGRESSO NACIONAL ABRAJET 2017 – SERGIPE estará em festa entre os dias 31 de julho a 4 de agosto. A cidade estará comemorando os sete anos da chancela de Patrimônio Cultural da Humanidade da Praça São Francisco, título entregue pela Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (Unesco) por reconhecimento pelo valor arquitetônico, histórico e cultural, que remete à criação das bases do povo sergipano. As celebrações acontecerão no decorrer desta semana, abrangendo desde apresentações culturais, seminários até a confecção de um bolo de sete metros, que será repartido com os sancristovenses. 

A cidade de São Cristóvão, fundada no final do século XVI (1590), foi sede da Capitania de Sergipe Del Rey até o ano de 1855, quando houve a transferência da capital para Aracaju. A Praça São Francisco, localizada no coração do Centro Histórico, é considerada uma das obras mais importantes do mundo, e foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial em 2010, cuja construção ocorreu durante a União Ibérica (1580/1640), período em que Portugal e Espanha estiveram sob o domínio de um só rei. Nessa praça, temos: a Igreja e Convento de São Francisco, a Igreja Santa Izabel, a Santa Casa de Misericórdia, o antigo Palácio Provincial e um conjunto de residências dos séc. XVII e XIX.

Será uma semana de muita festa e alegria com comemoração dos sete anos da chancela. Um momento único para todos os moradores, turistas e mais ainda para o prefeito da cidade,  Marcos Santana, que vem cuidando da cidade e da preservação de um dos maiores símbolos da História de Sergipe.  A comemoração dos sete anos da chancela da São Francisco é um momento de alegria, mas também de alerta para a população. A praça está dentro do núcleo de 18 monumentos que o Brasil possui chancelados pela Unesco e é importante salientar que apenas 13 cidades brasileiras possuem monumentos com esse título, e nós estamos inserido, nesse núcleo. É motivo de orgulho para todos nós. O título é permanente, contudo, caso ocorra algum dano ou perda no valor universal excepcional, o bem pode ser excluído da lista de Patrimônio Mundial. É um momento de comemoração, mas também de alerta, já que foi uma luta muito grande conseguir que a praça recebesse o título, porém, é tão ou mais difícil ainda cuidar para não perdê-lo. A população precisa se inteirar mais desse recebimento e se apropriar desse título. Nós pretendemos atrair recursos para a praça e para a cidade como um todo, e o  título é um diferencial que deve ser usado para essa captação de recursos, e estamos trabalhando para fomentar este diferencial, disse o prefeito.

A semana de comemoração começou no dia 31 de julho e continua até o dia 4 de agosto, além de contar com um bolo de 7 metros que será montado no centro da São Francisco, a população vai celebrar a data em estilo, pois a cidade também terá diversas atrações durante a semana, entre as programações teremos: Sessão de abertura do evento: Consulta Pública – Posse do Presidente da Comissão Gestora da Praça São Francisco (CGPSF), Toque dos sinos e abertura das igrejas (São Francisco, Santa Izabel, Nª Sra da Vitória, Rosário e Amparo), Apresentação do Grupo Renantique, no Museu de Arte Sacra, Sessão de Abertura da Academia Sancristovense de Letras, no Museu de Arte Sacra, Fórum dos Secretários de Cultura de Sergipe, no Museu de Arte Sacra, Apresentação da Filarmônica Jacinto Figueiredo Martins da cidade de Malhador  no Museu de Arte Sacra, na Praça São Francisco, enfim, uma comemoração com um roteiro incrível que todos vão poder conferir ao longo da semana..

Programação completa

Dia 31 de julho (segunda-feira) 

19h: Sessão de abertura do evento: Consulta Pública – Posse do Presidente da Comissão Gestora da Praça São Francisco (CGPSF). Local: Paço Municipal (Lar Imaculada Conceição – antigo Orfanato).

Dia 1º de agosto (terça-feira) 

8h: Toque dos sinos e abertura das igrejas (São Francisco, Santa Izabel, Nª Sra da Vitória, Rosário e Amparo). Cortejo com autoridades e Banda de Música dos Bombeiros (saída da Praça Nº Sr. dos Passos até a Praça São Francisco).

9h: Apresentação do Grupo Renantique, no Museu de Arte Sacra.

10h: Sessão de Abertura da Academia Sancristovense de Letras, no Museu de Arte Sacra.

11h: Bolo - parabéns para a Praça São Francisco e montagem e corte do bolo de aniversário (sete metros de bolo), na Praça São Francisco.

12h: Toque dos sinos e abertura das igrejas (São Francisco, Santa Izabel, Nª Sra da Vitória, Rosário e Amparo). Cortejo com autoridades e Banda de Música dos Bombeiros (saída da Praça Nº Srº dos Passos até a Praça São Francisco).

14h: Oficina de turbante – no Paço Municipal (Lar Imaculada Conceição – antigo Orfanato).

15h: - Reunião do Conselho Estadual de Cultura, no Museu de Arte Sacra

       -  Exposição de Mãe África com Roda de Candomblé, no Paço Municipal (Lar Imaculada Conceição – antigo Orfanato).

18h: - Exposição Paisagens de Vesta Viana, na Casa do IPHAN (Centro Histórico de São Cristóvão). 

 - Apresentação do Documentário: “A fina malha do tempo”, no Museu Histórico de Sergipe.

 - 9ª Mostra de Artes Visuais (UFS), no Museu Histórico de Sergipe.

 - Atração cultural, no Museu Histórico de Sergipe.

 

Dia 2 de agosto (quarta-feira) 

9h: - Oficina de Artes com material reciclável, na Casa do IPHAN em São Cristóvão.

     - Roteiro de visita a Praça São Francisco, na Praça São Francisco e equipamentos culturais.

13h: Roteiro de visita à Exposição de Arqueologia, na Casa do Iphan em São Cristóvão.

16h: Intervenção artística e de jardinagem na Praça São Francisco (técnica do lambe-lambe), na Praça São Francisco e entorno.

 

Dia 3 de agosto (quinta-feira)

8h: Seminário: Praça São Francisco: Conhecer, Apropriar-se e Preservar, na Casa do Iphan em São Cristóvão.

9h: - Roteiro das escolas na Praça São Francisco, na Praça São Francisco e equipamentos culturais.

      - Cinema no museu, para alunos da rede publica, no Museu Histórico de Sergipe.

14h: - Seminário: Praça São Francisco: Conhecer, Apropriar-se e Preservar, na Casa do IPHAN em São Cristóvão

         - Roda de conversa  com os alunos da rede pública de ensino, com o tema: Praça são Francisco. Mediador, Thiago Fragata, no Museu Histórico de Sergipe

 

Dia 4 de agosto (sexta-feira)

8h: Seminário: Praça São Francisco: Conhecer, Apropriar-se e Preservar, no Museu de Arte Sacra.

9h: - Fórum dos Secretários de Cultura de Sergipe, no Museu de Arte Sacra 

     - Roteiro das escolas na Praça São Francisco, na Praça São Francisco e equipamentos culturais.

14h: Seminário: Praça São Francisco: Conhecer, Apropriar-se e Preservar, na Praça São Francisco e equipamentos culturais.

15h: Apresentação da Filarmônica Jacinto Figueiredo Martins da cidade de Malhador  no Museu de Arte Sacra, na Praça São Francisco.

16h: Feira São Criativos, na Praça São Francisco.

 

Informações adicionais:

São Cristóvão - Como Chegar:

O primeiro passo é chegar até Aracaju, capital de Sergipe.

De avião - Há voos diários partindo das principais capitais do país

De carro -  Acesso pela BR-101. Vindo do Sul, a melhor opção a partir da Bahia é a Linha Verde.

De ônibus - As empresas Gontijo, Itapemirim e Guanabara têm saídas das principais cidades do país em direção à Aracaju.

De Aracaju para São Cristóvão:

Existem agências com passeios diários.  A duração do percurso é em média, 35min.

Publicidade

Avianca

Publicidade - TV ABRAJET

Publicidade