Exemplo a ser seguido: Questão de gestão

Publicado em 12/09/2017
Imagem do Artigo Exemplo a ser seguido: Questão de gestão

Por ocasião da reunião preparatoria da Assembléia Ordinária do Fórum Iberoamericano de Periodistas de Turismo, acontecida em junho de 2015 no Brasil, na cidade de Águas de Lindoia, periodistas de 5 países tivemos como anfitrião e articulador para que esta reunião pudesse acontecer, Edson Rodrigo Cunha.

Na época ele era Secretario de Turismo de Aguas de Lindóia  e gerente do Consorcio Circuito das Aguas Paulista, integrado por nove cidades que receberam os periodistas. E nessa capacidade, ele coordenou a reunião nessa área: Miriam Petrone, então Vice-Presidente do FORUM e Presidente Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET); María Shaw, Secretária Geral do FORUM e Delegada Alternativa do Círculo de Periodistas de Turismo do Uruguai (CIPETUR); Jorge Amonzabel, Diretor do FORUM da Bolívia e Presidente do Círculo de Periodistas de Turismo de Bolívia (CIPTURBOL); Elena H. de Villar, diretora da imprensa peruana do turismo PRENSATURPERU; Wilson B. Sierra, então Secretário de Relações Institucionais do FORUM e Diretor (i) das Relações Mercosulas da ABRAJET National e ABRAJET RS e Mariano Palacin, Presidente da FEPET (Federação Espanhola de Jornalistas Especializados em Turismo). Os convidados tiveram um horário ocupado, no qual eles destacaram as reuniões  com autoridades e reuniões de trabalho com referentes da área.

No ano passado Rodrigo Cunha concorreu ao cargo de prefeito de sua cidade natal, que também é uma das cidades do Circuito das Águas, a bucólica Monte Alegre do Sul. Ganhou a eleição e a missão de mudar a cidade que se encontrava no esquecimento e com muitos problemas que os munícipes enfrentavam.

Monte Alegre do Sul é uma das cidades mais encantadoras do Circuito das Águas Paulista ela se assemelha as cidades da Europa, aos montes suíços.

Sua natureza exuberante desenhada entre montanhas, o clima ameno, as águas com propriedades terapêuticas e o charme das construções coloniais do século XIX, cuidadosamente preservadas, a tornam o destino diferencial dentre as demais.

Em Monte Alegre é possível a prática do turismo termal, turismo religioso, turismo rural, por meio de vários atrativos turísticos, rica em cultura popular e tranquila para se viver, a cidade oferece encantos inimagináveis à poucos quilômetros da Capital Paulista, cuja população acolhedora completa a sensação de bem estar.

Ele herdou Monte Alegre do Sul sem educação, sem saúde, sem estrutura para turismo (sua vocação), uma cidade endividada e feia com patrimônios históricos e culturais sujos, mal cuidados e com as principais festas da cidade. Em menos de 6 meses ele transformou a cidade em ícone de encontros culturais, resgatou a vocação turística, na educação acrescentou matérias na grade extracurricular, pintou muitos prédios históricos, resgatou festas folclóricas e datas importantes para a cidade, tem trazido recursos financeiros, e o principal, resgatou a cidadania de seus munícipes. A aprovação chega a 100% entre os moradores e das cidades vizinhas. O dia para este prefeito tem de ter 48 horas em vez de 24 horas. Ele se encarrega de tudo pessoalmente. Ajuda a todos com paternalismo.

Edson Rodrigo Cunha resume estas mudanças em amor e cidadania para estas conquistas. Cargos que ocupa atualmente: prefeito de Monte Alegre do Sul, presidente do Consórcio Circuito das Águas Paulistas, diretor na Frente Nacional dos Prefeitos e Presidête Nacional dos consórcios públicos de turismo.

Hoje a cidade está transformada graças a sua expertise e habilidade empresarial para angariar recursos e fundos para a tão sonhada transformação.

Esta matéria não é para enaltecer o ser humano, mas sim para mostrar aos demais gestores que quando se tem boa vontade e vontade de trabalhar tudo é possível.

O Brasil está se renovando com os novos políticos. Os que de fato farão a diferença no futuro do país.

Publicidade

Avianca

Publicidade - TV ABRAJET

Publicidade