VALE DO DOURO PROMOVE ENCONTRO DE NEGÓCIOS EM SÃO PAULO PARA PROMOVER OS SETORES DO TURISMO E AGROALIMENTAR

Publicado em 23/02/2018
Imagem do Artigo VALE DO DOURO PROMOVE ENCONTRO DE NEGÓCIOS EM SÃO PAULO PARA PROMOVER OS SETORES DO TURISMO E AGROALIMENTAR

Foto: Divulgação

Portugal é um País que está na moda, resultando deste fato um crescente e sustentado aumento de investimento e sobretudo do número de turistas e de dormidas em território nacional.  A este fenômeno corresponde uma crescente qualificação da oferta turística, a conjuntura política internacional favorável e uma diversificação de mercados emissores como os EUA, Canadá, China, França e sobretudo o Brasil e no consolidado fenômeno europeu das companhias de aviação “low cost”, a par da existência de uma estratégia nacional para o Turismo português para os próximos 10 anos.

 

O Turismo em Portugal tornou-se na principal atividade produtiva, atingindo quase 50% das exportações, tendo alcançado o número de 20,6 milhões de hóspedes e 57,5 milhões de pernoites e as receitas do turismo cresceram 16.6% no mesmo ano, levando a aumentos anuais de 8.9% e de 7.4% em comparação com 2016, representando o mercado externo 72.4% do total de pernoites. Este fenômeno gerou aumentos de cerca de 10% no número de turistas e 20% em receitas, evidenciando uma inusitada pujança empresarial e com relevantes reconhecimentos internacionais, como “O melhor destino do Mundo”, tornando-se num “case study” internacional.

 

A Região Norte tem vindo a afirmar-se como importante destino turístico, nomeadamente na promoção de produtos estratégicos (MI – Meeting Industry, City breaks, Touring e Natureza, Vinhos e Gastronomia).  O Turismo no Norte de Portugal fechou o ano de 2016 com um crescimento de dormidas de 10.7% em relação ao ano anterior, alcançando 6.8 milhões de turistas, o que correspondeu ao estabelecido para 2020.

 

Os territórios mais fortemente promovidos pela AETUR (Vale do Douro e Trás-os-Montes) assentam em ancestrais raízes históricas, nos patrimônios classificados pela Unesco, nos amplos cenários naturais, de parques, rios e lagos, dos encantamentos do Douro, mátria do vinho do Porto e da excelência da Gastronomia, miradouros de cortar a respiração, quintas de vinhos emblemáticos, inseridas num território imaculado de vinhedos, de charme e de experiências sensoriais únicas, na mais antiga Região Vinícola Regulamentada e Demarcada do Mundo, criada em 1756.

 

As ofertas deste vale encantado, onde as montanhas preservam ancestrais identidades, faz a sua ligação natural ao Porto e à sua crescente afirmação turística mundial (Melhor Destino Turístico Europeu), à navegabilidade do Rio Douro, trem histórico, aos produtos agroalimentares de excelência (vinhos, enchidos e azeites), simpatia e hospitalidade das pessoas, segurança, descoberta e tranquilidade, infra-estrutura turística configurando uma simbiose de ofertas múltiplas que todo o território proporciona.

 

Tendo em vista que o Brasil vem sendo nos últimos 5 anos um mercado emissor importante para o Vale do Douro e Trás-os-Montes, a AETUR – Associação Empresarial do Turismo em colaboração com a Casa de Portugal e a BRAZTOA, realizarão no próximo dia 27 de Fevereiro das 17 às 19 horas nos salões da Casa de Portugal um seminário e um workshop com provas de vinhos e produtos regionais, com a presença de 12 empresários desses setores, dirigidos a profissionais do Turismo, importadores de produtos agroalimentares, jornalistas e líderes de opinião. Será a terceira iniciativa em São Paulo para a promoção daquela região, já muito reconhecida pelos brasileiros e que tem sido alvo de uma demanda muito significativa deste mercado. Para Paulo Machado, vice-presidente da Casa de Portugal e organizador dos eventos promocionais, “o Vale do Douro e Trás-os-Montes constituem uma região que tem uma grande identidade com o Brasil não só pela sua infra- estrutura turística de grande qualidade, pelo Vale do Douro que é patrimônio da humanidade, pela sua rica enogastronomia, pela hospitalidade das pessoas, mas também por ser o berço da grande comunidade luso-brasileira residente no Brasil. É muito comum encontrar brasileiros que tenham parentes em Trás-os-Montes e que ainda não conheçam essa região.”

Publicidade

Avianca

Publicidade - TV ABRAJET

Publicidade