Colonia de Sacramento atrai anualmente ao Uruguai cerca de 2 milhões de turistas

Publicado em 14/04/2018
Imagem do Artigo Colonia de Sacramento atrai anualmente ao Uruguai cerca de 2 milhões de turistas
Foto: Destaque Hotel Nirvana
Texto e Imagens: Isa Arnour, Portal Pará Trip

De Colonia de Sacramento, Uruguai

Os integrantes da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) saíram bem cedo na manhã da última quinta-feira, 12, do Hotel Tio Tom, em Punta Del Leste, a caminho da Colonia de Sacramento. A viagem, com um percurso de 300 km, durou quase 3 horas e meia.

No trajeto, uma parada no Hotel Nirvana Resort & Spa, em Colonia Suiza. O hotel realmente é "um mundo à parte" conforme consta no slogan. Beleza, natureza e sofisticação são qualidades encontradas no hotel.
A recepção foi muito agradável, sendo, os abrajetianos, recebidos com um saboroso café da manhã. Nessa oportunidade, os gestores do empreendimento foram homenageados pela Abrajet/Nacional.
Abrajet Nacional e Cipetur fazem homenagens a gestores do Hotel Nirvana
Seguindo viagem, chegamos em Colonia de Sacramento, às margens do Rio Plata. No Centro Cultural AFE ocorreu a coletiva de imprensa com as autoridades locais. O governador da Intendencia de Colonia, Senhor Carlos Moreira, em seu discurso, destacou que "muy important o Brasil a nosostro".
Mesa de autoridades de Colonia de Sacramento
A mesa de autoridades foi composta, dentre outros, por Andrés Sobrero – Diretor de Turismo da Colonia de Sacramento –, por Roque Baudean e Ricardo Montenegro, respectivamente, presidente e vice-presidente do Círculo de Periodistas de Turismo de Uruguai (CIPETUR), além de Miriam Petrone, presidente da Abrajet/Nacional.

Isa Arnour  -Abrajet Pará em conversa com Carlos Moreira - Governador da Intendência de Colonia
Homenagem a Hipólito
Após o momento com as autoridades, os abrajetianos marcaram presença na Colonia de Sacramento com a inauguração de uma placa em homenagem a Hipólito José da Costa, fundador da imprensa brasileira. "Este momento é de muito orgulho. Estamos deixando marcado aqui nossa história", frisou Miriam Petrone.
O presidente do Cipetur, Roque Baudean, ressaltou que em Colonia de Sacramento, por ser um lugar declarado patrimônio público da humanidade, não é fácil inserir uma placa. Entretanto, com o apoio do Diretor de Turismo da localidade, Andres Sobrero, e o vice presidente da Cipetur, Ricardo Montenegro, esse sonho virou realidade.


Representantes da CIPETUR e Miriam Petrone da Abrajet Nacional


Sacramento
Centro Histórico de Sacramento
Rio La Plata
Ao passear pela Colonia de Sacramento percebemos a grande influência da colonização portuguesa pela presença de um forte, construído para proteger o local de invasores pela arquitetura das casas, pelas ruas do centro histórico, que acompanham a geografia do lugar, caracterizando-se por não serem em linha reta. A disputa entre portugueses e espanhóis pela Colonia é claramente perceptível por meio da arquitetura de algumas casas, cujos estilos distintos convivem hoje harmonicamente lado a lado.
Nas ruas do centro histórico é possível fazer compras de artesanato, roupas em couros esouvenirs. A gastronomia pode ser experimentada nos inúmeros bares e restaurantes espalhados ao longo das ruas em paralelepípedos; a dica é caminhar com sapatos confortáveis. O bar e restaurante "A Chave" é um show em simpatia; serve uma cerveja de rótulo "Patricia", muita gelada, com 8 empanados por 600 euros, ou então, com vinho ao custo de 900 euros.

Quem estiver em Buenos Aires, na Argentina não pode perder a chance de vir a Colonia de Sacramento, no Uruguai. Há travessias por balsas, com saídas de 2 em 2 horas, com duração de uma hora, em uma viagem simpática pelo Rio Plata, ao custo de 150 reais. Vale muito a pena andar pelas ruas de Sacramento, que muito nos lembra o centro histórico de Paraty, no estado brasileiro do Rio de Janeiro.

Publicidade

Avianca

Publicidade - TV ABRAJET

Publicidade