Brotas Gourmet 2018 tem período ampliado

Publicado em 26/04/2018
Imagem do Artigo Brotas Gourmet 2018 tem período ampliado

Foto: Divulgação

Felizmente, nem tudo que é bom, dura pouco. Já que um final de semana não estava sendo suficiente, o Brotas Gourmet 2018 terá um mês, de 15 de agosto a 15 de setembro. O tradicional festival gastronômico de Brotas, que apresenta pratos especialmente criados para o evento, será realizado em duas etapas. A primeira, de 15 a 18 de agosto, será uma grande festa em que restaurantes, expositores, música e aventura estarão reunidos num único local, no Sindicato Rural, como nas edições anteriores. Na segunda etapa, de 19 de agosto até 15 de setembro, o festival continua nos restaurantes participantes, mas os pratos seguem nos mesmos tamanhos e valores dos dias de festa.

O Brotas Gourmet 2018, cujo tema é Sabor Emoção, terá 15 restaurantes e quatro tendas de bebidas e alguns expositores. O desafio feito aos chefs, cozinheiros e profissionais das bebidas é colocar o tema escolhido nos pratos e copos, seja no sabor, nos ingredientes utilizados ou mesmo na apresentação. “O tema Sabor Emoção foi escolhido para celebrar a vocação da cidade. A ideia é convidar os visitantes a sentirem emoção também na gastronomia, provando combinações inusitadas e releituras mais ousadas”, explica Vivian Cunha, presidente da Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região (Abrotur), entidade que realiza o festival que, neste ano, está na oitava edição.

E não é só isso. O Brotas Gourmet 2018 tem outras novidades! Uma delas é a ampliação das atrações artísticas na primeira etapa do evento. Ao invés de um, neste ano serão dois shows diários – o primeiro às 18h e o segundo às 21h, para fechar a noite. “Percebemos, nas últimas edições, que um final de semana não era suficiente para um festival gastronômico em Brotas. Muitos turistas interessados em participar não podiam estar na cidade no curto período do festival, assim como o próprio brotense muitas vezes não conseguia tempo para aproveitar. Por isso, estendemos para um mês. E, da mesma forma, sentimos que a música é sempre muito bem-vinda. Que o formato gastronomia de qualidade com boa música é perfeita e que, portanto, o ideal é show durante praticamente todo o evento”, explica Yeda Lopes, que integra a equipe de organização do festival.

O secretário de Turismo de Brotas, Fabio Pontes, acrescenta que o Brotas Gourmet cresce a cada ano e é um dos marcos do calendário anual do município. “O Brotas Gourmet não só é o mais importante evento de Brotas, como também é vitrine da gastronomia do município e, ao mesmo tempo, contribui significativamente para a evolução desse setor, já que o desafio é criar pratos inéditos, sempre com um tema diferente”, afirma. Para ele, a decisão de estender o festival para um mês inteiro atenderá a demanda dos turistas, que sempre buscam uma gastronomia diversificada, de qualidade e com novidades.

Brotas, reconhecida nacionalmente como a capital do turismo de aventura e que recentemente ganhou o prêmio Top Destinos Turísticos, no segmento Turismo de Aventura, a cada ano incrementa o turismo com a ampliação da rede hoteleira e gastronômica, novas atividades e a realização de eventos. A mais recente atração é o balonismo, que começou a ser oferecido neste mês de abril nas modalidades de voo panorâmico, livre e romântico. Neste ano, antes do Brotas Gourmet, durante a Copa do Mundo, o município sedia um outro festival de gastronomia, o Broteco (Festival de Comida de Boteco). “Em 2017 batemos o recorde de turistas, com 280 mil visitantes contra 250 mil no ano anterior. O turismo é uma atividade que gera emprego e renda e deixa para o município parte desta riqueza na forma de impostos. É um dinheiro que é investido no próprio turismo, na melhoria da infraestrutura, que também é usada pelo brotense, e ainda ajuda a custear educação e saúde do brotense”, finaliza o secretário.

Mais informações sobre o festival em www.brotasgourmet.com.br

Publicidade

Avianca

Publicidade - TV ABRAJET

Publicidade