Sustentabilidade, a chave para o sucesso na hotelaria

Publicado em 21/08/2014
Imagem do Artigo Sustentabilidade, a chave para o sucesso na hotelaria

Já imaginou curtir suas férias rodeado de animais silvestres, com belos jardins e um acolhimento familiar? Foi com essa ideia que, há 28 anos, nascia uma pequena pousada em Gramado, na Serra Gaúcha. Visionário e criativo, o sócio-gerente Lineu Kern trabalhou em busca da inovação e da consciência sustentável, e transformou o empreendimento em um hotel exemplo de sustentabilidade para o Rio Grande do Sul: o Hotel Bangalôs da Serra.

Com o slogan “Seu lar verde na Serra gaúcha”, os proprietários desenvolveram diversos projetos sustentáveis e já conquistaram prêmios de reconhecimento pelo empenho em prol do meio ambiente, além de cativar diariamente seus hóspedes com essa ideia. O empresário comenta a primeira impressão dos clientes ao se hospedarem no hotel. “Nossos hóspedes gostam de saber que existem empresas preocupadas e tomando iniciativas. Sempre elogiam as iniciativas do Hotel para a sustentabilidade, e acham importante continuarmos trabalhando e tentando disseminar o conceito, acreditando que isto possa fazer outras empresas tomarem iniciativas neste sentido”, diz. Kern salienta que o que mais chama a atenção dos visitantes são as iniciativas no sentido da preservação da cultura local, como artesanato, música e leitura.

A sustentabilidade é um tema que vem sendo debatido como de extrema importância na sociedade. O turismo sustentável está entre os vértices e, atualmente, conta com diferentes destinos inseridos na causa, além de empreendimentos como o Bangalôs da Serra, que fazem a diferença através da preocupação com o meio ambiente. Tornar um empreendimento ecologicamente correto, com 30.000m² e 48 acomodações, é a principal missão da equipe do hotel.

Ações e reconhecimento

Dentre as ações sustentáveis do hotel, se destacam os alimentos naturais e orgânicos colhidos diretamente da horta, árvores frutíferas, captação de água da chuva, coleta seletiva de lixo e composteira, acomodações com equipamentos de baixo consumo de energia, aquecimento solar, gerador eólico, além da preservação de aves aquáticas e animais silvestres em toda a área do empreendimento. Atualmente, o hotel está trabalhando na implantação da norma NBR 15401 - Gestão Sustentável.

Foi através desses atos de consciência ambiental que o hotel foi reconhecido pelo Guia Quatro Rodas, por quatro anos consecutivos, como referência e excelência na sustentabilidade. Além disso, o Bangalôs da Serra ficou entre os oito melhores hotéis de Gramado para ir com Crianças de 2010 e 2013, entre os oito melhores hotéis de Gramado com acomodações com lareiras (2010), recebeu o Certificado de Excelência do site TripAdvisor 2014, e é reconhecido pelo portal EcoHospegam como um hotel sustentável por possuir ações socioambientais.

O empresário ressalta o empenho da equipe para manter viva a conscientização da sustentabilidade. “Temos a preocupação de acompanhar o tema e estar sempre procurando novas iniciativas ou tecnologias que possam complementar as nossas. Mas o que realmente faz a diferença é o treinamento de toda a equipe, o envolvimento de todos em todas as ações”, explica. Buscando tornar a consciência ambiental e sustentável mais ativa e um hábito do empreendedorismo turístico, o Festuris – Festival de Turismo de Gramado – abordará fortemente o tema ao trade turístico em sua 26ª edição, através do Salão de Sustentabilidade.

Fonte original: FESTURIS Gramado

Publicidade

Avianca

Publicidade - TV ABRAJET

Publicidade