Air Canada anuncia redução na utilização de plásticos descartáveis

Publicado em 05/02/2019
Imagem do Artigo Air Canada anuncia redução na utilização de plásticos descartáveis

Como parte do compromisso contínuo de reduzir o desperdício, a Air Canada está diminuindo o uso de plásticos descartáveis a bordo de suas aeronaves e em seus locais de trabalho. A partir do verão de 2019, a empresa substituirá os misturadores de drinks de plástico pelos de madeira em todos os seus voos. A ação vai representar uma economia de 35 milhões de misturadores de plástico por ano – o número seria suficiente para ligar Halifax e Vancouver.

“A Air Canada tornou a sustentabilidade uma prioridade em seus processos de tomada de decisão e de negócios, inclusive atuando com responsabilidade em relação ao meio ambiente. Por meio de medidas aparentemente pequenas, como a eliminação de misturadores de bebidas de plástico, a investimentos maiores, como os CAD$ 10 bilhões dedicados à modernização da frota, estamos dando grandes passos em nossos programas de sustentabilidade com a notável melhoria na eficiência de combustível – 43% desde 1990,” disse Teresa Ehman, Diretora de Assuntos Ambientais da Air Canada. “A Air Transport World Magazine reconheceu a eficácia dos nossos programas ambientais quando elegeu a Air Canada a Eco-Airline do Ano de 2018, citando a nossa participação no desenvolvimento e no suporte de combustíveis alternativos no Canadá e também os nossos inovadores programas de sustentabilidade.”

O novo misturador de bebidas da Air Canada será feito de bambu e certificado pelo Forest Stewardship Council, que assegura que os produtos provenham de fontes responsáveis, de modo que as florestas continuem sendo ambientes prósperos para as próximas gerações.

Os esforços atuais de redução de plásticos da Air Canada também incluem pesquisar e repensar decisões importantes tomadas em vários estágios da cadeia de suprimentos. A empresa está apoiando este trabalho em parceria com estudantes do último ano de pós-graduação do Programa de Mestrado em Gestão da Sustentabilidade da Universidade de Toronto. Os estudantes estão trabalhando com a Air Canada para identificar alternativas ao uso de plástico a bordo das aeronaves.

 

Reduzir plásticos descartáveis se baseia nos outros esforços ambientais e comunitários da Air Canada


Olhando para 2020, a Air Canada estabeleceu metas ambientais para reduzir em 20%, ou apenas o equivalente ao peso de dois Boeing 787-9 Dreamliners vazios, os resíduos enviados para aterros de escritórios, instalações e Maple Leaf Lounges.  Além disso, a empresa vai reciclar 50% de itens aprovados a bordo.

A redução de resíduos na Air Canada é mais do que a reciclagem de papel e latas de alumínio. Por exemplo, desde 2016 que a Air Canada trabalha em parceria com a Partners in Project Green para distribuir edredons pouco usados para agências de serviços sociais que ajudam pessoas necessitadas; os outros edredons são doados para canis locais. Até hoje, mais de 13.000 edredons foram doados, o que equivale a mais de 20.000 quilos de material. Além disso, quando a Air Canada anunciou os novos uniformes em 2017, foram identificadas soluções criativas para reduzir resíduos de aterro:

  • Os uniformes dos funcionários foram doados para a Brands for Canada, que removeu todos os logotipos da empresa e ofereceu os itens para as pessoas que entraram novamente na força de trabalho, que estão com esperança de começar novas carreiras mas que não têm meios para comprar roupas novas. Uniformes desfiados foram reaproveitados em recheios para sacos perfurados, que foram doados a centros comunitários, convertidos em itens alternativos, como recheio automotivo, ou incinerados para gerar energia.

Publicidade

Avianca

Publicidade - TV ABRAJET

Publicidade