5 perguntas para o presidente da Santur
Leandro ‘Mané’ Ferrari - Presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina - Santur,

5 perguntas para o presidente da Santur

A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, Santur, garante que o Estado é seguro para visitar. Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da entidade, recomenda que os turistas que visitem Santa Catarina procurem os locais que recebem os dois selos de segurança criados pela Santur. Ao escolher estes locais o turista sabe que os estabelecimentos seguem protocolos sanitários.

A Santur já sabe o quanto a pandemia prejudicou o turismo no Estado? Quantas turistas deixaram de visitar Santa Catarina e quanto o Estado deixou de arrecadar?

Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Santur – Ainda não dispomos de dados consolidados sobre o número de turistas em Santa Catarina neste período da pandemia. Apesar de os turistas considerarem o Estado um destino seguro, como mostram pesquisas realizadas pela Santur, já era esperado uma retração do movimento turístico por causa da Covid-19. Todos os segmentos turísticos sentiram isso. Ao longo dos meses tivemos uma gradativa retomada das atividades, mas alcançar os patamares que tínhamos antes, vai levar um pouco mais de tempo, o que pode ser acelerado com a chegada da vacina e a vacinação em massa.

Que apoio a Santur e o governo do Estado deram ao trade durante o auge da pandemia ano passado?

Mané – Viabilizamos a facilitação para o acesso ao crédito para empresas do setor e adotamos a elaboração de protocolos por segmento para possibilitar a continuidade do funcionamento dos setores da cadeira de turismo.

Com a perspectiva da vacinação da população, qual a previsão da atividade turismo em Santa Catarina em 2021? A tendência de ser um turismo regional, com poucas visitas de turistas de outros Estados, se mantém para este ano?

Mané – A chegada da vacina contra a Covid-19 é muito animadora para o turismo e traz otimismo ao setor. Mas sabemos que a imunização da população de modo geral vai levar meses. Então, acreditamos que para 2021 a tendência ainda será o turismo regional. Turistas de outros Estados continuarão vindo a Santa Catarina, mas em menor número, assim como os visitantes estrangeiros. Nesse contexto, nosso foco é intensificar a divulgação de Santa Catarina como um destino seguro e que as viagens podem ocorrer desde que sejam respeitadas as recomendações sanitárias. Somente com este comportamento responsável vamos avançar.

Que destinos dentro do Estado a Santur acredita que terão a preferência dos turistas em 2021? Por quais motivos?

Mané – O turismo interno de modo geral vai crescer porque as pessoas estão priorizando destinos mais próximos de suas residências, num raio de até 300 km, e que possam se deslocar com veículo próprio. Isso foi evidenciado em pesquisas realizadas pela Santur durante 2020. Mas a pesquisa de Intenção de Viagens a Santa Catarina também apontou preferência pelos destinos da Grande Florianópolis, Serra Catarinense e Costa Verde & Mar. Quanto à motivação, para 83% dos entrevistados o motivo seria lazer/turismo, com especial interesse em atividades envolvendo natureza, ecoturismo e turismo de aventura (42,5%) e sol e praia (41%).

Para o turista que quer viajar, mas tem receio de se contaminar com o coronavírus, como Santa Catarina se preparou e o que está fazendo para garantir uma estadia segura para este turista?

Mané – Além dos protocolos específicos por atividade econômica para conter o avanço da Covid-19, a Santur criou o programa Viaje+Seguro SC para incentivar o turismo responsável em Santa Catarina. Os estabelecimentos que implementam as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias do Estado recebem os selos Viaje+Seguro e o Safe Travels. Nossa recomendação é que os viajantes deem preferência aos estabelecimentos certificados com estes selos, o que é uma identificação de que o local está engajado no combate à Covid-19 e com propósito de fazer um turismo seguro.

Texto: Jornalista Jean Luiz Féder – Editor da Now Boarding, associado da ABRAJET PR

Fechar Menu