Em sua 32ª edição, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS)
continua pautando sua atuação no mercado com base nas tendências mundiais e
de olho no futuro do setor. Diante disso, as bandeiras que guiarão o evento
deste ano são a sustentabilidade, a espiritualidade e a tecnologia. Todas
já integraram a segmentação da feira ao longo de suas três décadas, mas
terão uma atenção prioritária nesta edição. O evento ocorre de 5 a 8 de
novembro de 2020, em Gramado/RS.
Os números da última edição consolidaram o FESTURIS como a mais importante
feira de negócios turísticos da América do Sul. Foram mais de 65 destinos
internacionais, 17 mil participantes e 2.700 marcas expostas. Neste ano,
segundo os organizadores, a meta é superar todos os índices e surpreender
os participantes com o lançamento de tendências do setor do turismo. A
aposta na segmentação continua sendo um dos diferenciais da feira, que terá
um layout repaginado, muito conteúdo e experiências.
“Os participantes do próximo FESTURIS já vem com a certeza de que vão
encontrar muitas novidades. Por ser o evento que fecha o ano, temos
condições de acompanhar tudo o que está acontecendo no mundo turístico.
Desta forma conseguimos apresentar as tendências para 2021 e contribuir
para a atualização dos profissionais e a transformação do setor”, projeta a
CEO do FESTURIS, Marta Rossi.
As novidades da feira estão sincronizadas com o pensamento no futuro do
turismo. As questões relacionadas à sustentabilidade se tornaram centrais
no mundo inteiro. Vão muito além de ações, são uma provocação para uma
mudança cultural e de comportamento da sociedade. O FESTURIS entende a
preocupação latente das novas gerações com a sustentabilidade e acredita
que o desenvolvimento do turismo depende de propostas sustentáveis.
A espiritualidade será outro alicerce do evento, indo ao encontro da
crescente necessidade de conhecer a si próprio em um mundo cada vez mais
acelerado e tecnológico. Essa busca vem através de muitas formas, não
apenas da religião propriamente dita. Viagens transformadoras e
experiências únicas têm sido a motivação de grande parte dos turistas. No
turismo, a espiritualidade se apresenta através de produtos inseridos nos
destinos, que começam a ampliar seu olhar para esse público.
Para o FESTURIS a tecnologia também não é mais apenas um negócio do futuro
– já faz parte de nosso dia a dia. O mundo está mudando e quem acompanha as
transformações sai em vantagem no mercado turístico. As empresas investem
cada vez mais em produtos inovadores e disruptivos. A feira identificou
essa oportunidade e lançará um espaço de tecnologia e inovação, voltado
para startups, empresas de software, destinos inteligentes e demais
negócios que apostam na tecnologia para transformar o ecossistema de
viagens e turismo.
Outras novidades do FESTURIS 2020 estão sendo projetadas e devem ser
divulgadas em breve. Entre as confirmadas está uma ação que se chamará “Os
Mais de 30”, provocando um encontro e homenagem aos participantes que
frequentam o evento há 30 anos ininterruptos. Também está confirmado um
novo casamento de agentes de viagens dentro do espaço Wedding. E, além
disso, o Meeting FESTURIS apresentará mais uma vez um novo formato, agora
com a possibilidade de agilização de negócios.
Fonte: Assessoria de Imprensa Festuris