A temporada foi boa, você se divertiu e voltou para casa cheio de boas lembranças. Ao guardar a bagagem da sua viagem, se dá conta de que algo importante acabou ficando no hotel no qual se hospedou. Ninguém merece, mas ocorre com frequência.
Por mais esquisito que possa parecer, é muito comum as situações de coisas deixadas para trás durante uma hospedagem em hotel. São esquecidos livros, carregadores em geral, chaveiros, itens de higiene, carteiras, sacolas e até malas e próteses, por exemplo.
Saiba que é possível reaver peças de roupa, acessórios, calçados e outros objetos pessoais que por acaso foram esquecidos em hotéis. O ideal é que você siga um passo a passo das providências a serem tomadas. Com um pouco de dedicação a este assunto, você tem 99% de chance de ter o que é seu de volta.
Esqueceu algum item no hotel? Muita calma nessa hora!
Os direitos do consumidor num hotel são vários. Os hoteleiros, por sua vez, também precisam estar organizados e atentos a uma série de questões. Há, ainda, leis e códigos de defesa que protegem esta relação e definem diversos aspectos do ponto de vista jurídico.
De acordo com os hotéis, a maior parte dos itens que são encontrados após a partida dos hóspedes são fruto de esquecimento. Porém, há relatos também de outras situações, nas quais as coisas deixadas no hotel foram simplesmente descartadas pelos hóspedes. E o serviço de quarto fica na dúvida quando se trata de um ou outro motivo.
Passo a passo sobre o que fazer quando você esquece um item no hotel
PASSO 1. INFORME LOGO
Assim que você perceber que se esqueceu de algo no hotel onde se hospedou, o primeiro passo é informar imediatamente à recepção do estabelecimento. Isso porque caso você tenha mesmo perdido durante o tempo em que esteve lá, quando o pessoal responsável pelo serviço de quarto fizer seu trabalho e encontrar o item, o seu pertence deixado será prontamente devolvido à administração do hotel.
PASSO 2. QUANTO ANTES O HOTEL SOUBER, MELHOR
Tente deixar este aviso registrado de alguma forma. Portanto, se possível, mande uma mensagem pelo seu celular. Ou deixe anotado no site do hotel, além de telefonar para a recepção. Desta forma a informação chega mais rapidamente aos responsáveis.
PASSO 3. SEJA DETALHISTA
Não se esqueça, ao informar a perda, de descrever detalhadamente a aparência e todas as características do objeto que foi esquecido: a cor, a marca, a voltagem, o tamanho, local onde possivelmente pode ter esquecido. Esta riqueza de informações ajuda bastante a identificar o objeto e pode provar que o item é mesmo o seu.
PASSO 4. SEU OBJETO NÃO É TURISTA
Se encontrar, o hotel provavelmente vai lhe propor o envio do objeto para algum endereço. Tome cuidado porque, às vezes, o endereço indicado na sua reserva não é o mesmo para onde você quer que seu objeto seja devolvido. Isso evita contratempos como seu pertence ficar “viajando” sem necessidade para outros lugares antes do seu destino final.
PASSO 5. PRAZO VARIA DE HOTEL PARA HOTEL
Vale lembrar que, geralmente, os hotéis brasileiros guardam os objetos encontrados nos apartamentos e nas áreas comuns por 60 dias. Porém, este prazo pode variar bastante de acordo com as normas internas de cada estabelecimento, porte do hotel, localização, etc. O certo é que o hotel deve guardar os objetos esquecidos por no mínimo 30 dias e, no máximo, 90.
PASSO 6. ACHADOS E PERDIDOS
Procure saber no site do hotel que você escolheu, qual a política dele sobre a questão de achados e perdidos. Normalmente, estas regras são explicadas no regulamento interno ou em panfletos do hotel. Se este material for acessado antes da sua viagem, tanto melhor! Assim, você só vai precisar se preocupar em aproveitar muito!
Você tem grandes chances de recuperar o que foi esquecido no hotel. Mas no melhor dos mundos, o melhor é não deixar nada ao sair. Sendo assim, procure sempre verificar o quarto e os demais aposentos antes de ir para o check-out. Certifique-se mais de uma vez de que algo não foi esquecido para você não ter dor de cabeça.
Já está planejando seu próximo destino de férias? Veja como fazer isso para que sua estadia e de sua família seja perfeita!
Fonte: Hotel Renar