Representantes da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Seccional Pará (Abrajet-Pará) visitaram a sede do Banco do Estado do Pará (Banpará), na manhã desta terça-feira (21), para conversar com o presidente da instituição, Brasilino Assunção. Representando a Abrajet Nacional e Abrajet-Pará, Nilton Guedes, aproveitou para entregar o troféu em reconhecimento ao apoio dado à instituição nesses 15 anos de divulgação do turismo paraense.
Concedido a personalidades que apoiam as ações da Abrajet-Pará, o troféu foi entregue oficialmente no dia 26 de novembro, no lançamento da exposição Abrajet-Pará: 15 anos divulgando o turismo paraense, no espaço Experiência Pará, na 9ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), na Estação das Docas, em Belém.
Nilton Guedes lembrou que a premiação é um compromisso da entidade nacional, presidida por Evandro Novak, a representantes das principais entidades que apoiam o Prêmio de Jornalismo em Turismo Comendador Marques dos Reis, considerado uma das principais ações da Abrajet-Pará.
A diretora de Comunicação da Abrajet-Pará, jornalista Julie Rocha lembrou que desde a primeira edição do prêmio, a Abrajet-Pará sempre contou com o patrocínio do Banpará e que as principais ações da entidade foram apresentadas na exposição “Abrajet-Pará: 15 anos divulgando turismo paraense”. “O Banpará sempre foi um grande parceiro da instituição, desde 2006, quando foi instituído o prêmio, que visa divulgar o turismo paraense por meio de reportagens regionais, nacionais e internacionais”.
Ela informou ainda que a proposta da entidade é lançar a 6ª edição ainda no primeiro semestre de 2022, durante a 10ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) e premiar os vencedores em 2023. “Mas para isso, queremos primeiro agradecer por todo apoio conjunto na divulgação do turismo em nosso estado e também reafirmar os laços com os nossos apoiadores, que sempre estiveram presentes em nossas ações”, comentou ela.
O diretor administrativo e financeiro da Abrajet-Pará, Fernando Nobre, e a associada Dani Filgueiras também lembraram da dimensão e importância do prêmio, com uma categoria voltada a amadores da fotografia e que podem concorrer, ao fazer belos registros de qualquer canto do estado, e também das estratégias de divulgação do prêmio, que incentiva jornalistas de todos os cantos a se voltarem para visitar o destino, divulgar e concorrer ao prêmio.
O presidente do Banpará, Brasilino Assunção, pediu desculpas por não comparecer à premiação na 9ª FITA em virtude de uma agenda extensa da instituição no sul do Pará, e agradeceu pelo troféu recebido. “Fiquei muito lisonjeado em receber o troféu da comissão da Abrajet-Pará”, disse ele, ao reforçar: “Tenho um carinho especial pela indústria do turismo que é um segmento muito importante para o estado do Pará. O Banpará sempre apoia os eventos da entidade e, na medida do possível, estaremos juntos em mais uma edição do prêmio”, comentou ele.
A Abrajet-Pará foi criada em fevereiro de 2006 com a missão de apoiar a divulgação do turismo paraense, por meio de várias ações em conjunto com o trade turístico que envolvem press trips, reportagens, além da Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” que segue para a sexta edição em 2022-2023.