O lançamento da 34ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado 2022, realizada no Hotel Laghetto Viverone, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, nesta terça-feira (30/08/2022), reuniu o trade turístico da Capital gaúcha e arredores.
A expectativa dos dirigentes da empresa Rossi & Zorzanello, é de que o evento – que será realizado entre os dias 03 a 06 de novembro próximo – conte com a presença de 2.500 marcas, proporcione 15 mil reuniões de negócios, além de oferecer conteúdos diversificados, porém todos dentro da temática “Ressignificando o Turismo”, através de personalidades convidadas.
Conforme os CEOs da empresa promotora, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, são esperados cerca de 12 mil participantes no evento, em especial na Feira de Turismo, onde tendências e produtos de todo o Estado, País e do Mundo serão apresentados. A estimativa é de que sejam gerados negócios em torno de R$ 25 milhões no decorrer do evento.
Marta Rossi destacou que há grande interesse dos empresários do setor em buscar seu público. Isso se refletiu nos contratos que foram assinados tão logo o Festuris abriu inscrições. “Esse é o grande diferencial desta edição, que mostra o otimismo do mercado turístico quando há antecipação de vendas”, apontou.
Eduardo Zorzanello destacou os vários destinos, lembrando que a Argentina, o país convidado desta 34ª edição, trará seus produtos turísticos e seus vinhos, com estande especial. Mas enfatizou que todos os vizinhos da América Latina – Uruguai, Colômbia, Chile, Paraguai e outros – estarão presentes como em todos os anos. Além desses destinos tradicionais, várias regiões da América do Norte e, naturalmente, do México, estarão presentes, bem como diversos países europeus e alguns destinos mais exclusivos ou menos conhecidos como as Ilhas Maldívias, por exemplo.
No lançamento, além de grande comitiva da empresa promotora, esteve presente a prefeitura de Gramado, através do prefeito em exercício Luia Barbacovi, além de empresários, jornalistas e demais e convidados. Conforme Barbacovi, as expectativas em relação ao Festuris são todas muito positivas. “Graças ao Festuris Gramado tem sempre procurado se atualizar, de forma que a cidade sempre tem algo novo para apresentar, para encantar”, disse. A gerente comercial da rede de Hotéis Laghetto.
Daira Cabral destacou a parceria com o Festuris, sempre visando proporcionar a melhor hospedagem aos que visitam o Rio Grande do Sul. Anunciou que a rede estará inaugurando em breve, um Laghetto em São Paulo. Representantes do Sebrae, Abav, Sindetur, Abrajet/RS (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), Associação Riograndense de Imprensa (ARI), AFEET Brasil (Associação Federativa de Executivas de Empresas Turísticas).
Muitos nomes bem conhecidos no setor turístico e em áreas ligadas ao empreendedorismo, cultura, literatura e jornalismo – além de inclusão – figuram entre os palestrantes do Meeting Festuris que será realizado nas manhãs de 4 e 5 de novembro, com a curadoria de Luciana Thomé. Nesse seleto grupo de palestrantes, figuram a jornalista e escritora Lelei Teixeira, que versará sobre a inclusão.
Conhecida pela sua luta, pois ela própria com necessidades especiais e que ao longo da sua vida sofreu com as dificuldades de atuar em ambientes despreparados. Lelei afirma “acessibilidade e inclusão – desafios fundamentais do turismo para acolher a diversidade humana”.
Além dela, entre os já confirmados, figuram Fábio Mader, diretor-presidente do Grupo Leceres, empreendimento hoteleiro e de lazer (adquiriu a rede de hotéis e resorts do grupo GJP em 2021). Pertencem ao grupo as marcas: Wish, Prodigy, Linx e Marupiara.
No Meeting debaterá o tema “A transformação através das pessoas; Martha Medeiros, empresária e estilista, que versará sobre o tema Brasilidade: a alma brasileira como inspiração para negócios de sucesso. Ela transformou o artesanato do nordeste, a renda, em artigo de luxo e muito cobiçado. A empresária buscou na herança local e familiar a motivação para mais de 450 mulheres rendeiras locais.
O cenário turístico e de compras do Nordeste alavancou com a produção e a valorização do artesanato; Fabrizio Gueratto, digital influencer; Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur; Tarcísio Gargioni, Co-fundador da Gol Linhas Aéreas, que terá a missão de apresentar o tema “Agilidade e estratégia no mundo 4.0 e Maribel Silva, diretora de Marketings da Calçados Beira Rio S/A.
Além das informações, o lançamento do Festuris já serviu para a divulgação da cultura gaúcha, através do Café Colonial Coelho, que serviu um brunch com todas as guloseimas, como se estivesse em sua sede, em Gramado. Da mesma forma, logo na chegada, cada convidado foi encantado com a música por parte de integrantes da Camerata e Banda Típica Alemã Tannenwald, de Ivoti.
A feira do Festuris e todo o espaço do Serra Park, onde ocorrerão os trabalhos, disporá de espaços segmentados, possibilitando o posicionamento das marcas em diferentes nichos do mercado turístico. Entre os espaços estão: Green Experience, Luxury, Business & Innovation, LGBT+, Wedding e a novidade desta edição, o Food & Drinks Experience.
Presente no lançamento, Marcelo Zingalli, luxury Manager, destacou que terá muitas atrações, com alguns clientes já tradicionais e alguns novos no mercado, pois também esse setor de luxo está voltando com muita força pós pandemia.
www.festurisgramado.com
Texto: Jurema Josefa, jornalista associada a ABRAJET-RS
Fotos: Gilberto S. Müller