A mais nova seccional da Associação Brasileira de Jornalistas do Brasil (Abrajet) é a renovada Abrajet Piauí. Depois de mais de dez anos parada, os destinos piauienses voltam a ter uma entidade local para fortalecer a divulgação de seus atrativos turísticos.
A Abrajet Piauí já nasce com dez associados que têm grande experiência no jornalismo de turismo. Fotografia, webjornalismo, eventos e assessoria de imprensa são algumas das áreas em que trabalham os membros da seccional.
“Entendemos que há um crescimento do turismo no Piauí nos últimos anos. Como jornalistas, precisamos contribuir para esse momento e também trabalhar para que o próprio jornalismo da área possa se desenvolver no estado”, resumiu Nícolas Barbosa, presidente da Abrajet Piauí.
Entre os principais destinos do estado estão as praias. O povoado de Barra Grande já desponta para o turismo internacional por meio do kitesurf e o Delta do Parnaíba tem belas ilhas, natureza e os lençóis piauienses. Mais ao sul do Piauí estão a capital Teresina, importante centro urbano para o estado e para boa parte do Maranhão, e o Parque Nacional da Serra da Capivara, que tem os resquícios mais antigos da presença do homem no continente americano.
“Nosso objetivo é trabalhar esses destinos mais conhecidos, mas também mostrar novidades que o Brasil precisa conhecer, como o Cânion do Rio Poti e as belas cachoeiras piauienses. Para isso, vamos fortalecer o contato entre jornalistas, poder público e empresas”, explica Margareth Leite, vice-presidente da Abrajet Piauí.
A seccional piauiense da Abrajet já foi uma das mais ativas do país. No final da década de 1980, o estado chegou a receber um Congresso Nacional de Jornalistas e Escritores de Turismo. Os dez novos associados esperam crescer para tornar a Abrajet Piauí novamente forte.
Fonte: Nícolas Barbosa, presidente da Abrajet Piauí