You are currently viewing Jornalistas da Abrajet conhecem Campos Gerais, sua história, sua cultura e provam da gastronomia local.

Jornalistas da Abrajet conhecem Campos Gerais, sua história, sua cultura e provam da gastronomia local.

  • Post author:
  • Post category:Notícias

No roteiro foram incluídas as cidades de Palmeira, Castro, Carambeí, Tibagi e Ponta Grossa. Uma região potencialmente turística, com vários produtos e destinos.

À convite do Portal BnT Notícias, (Boca no Trombone) 30 jornalistas da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, de 10 estados, participaram de um roteiro na região dos Campos Gerais do Paraná.

A visita aconteceu nos dias 28 à 30 de agosto, no mesmo período em que ocorreu o 5º Salão de Turismo Regional em Ponta Grossa.

No roteiro foram incluídas as cidades de Palmeira, Castro, Carambeí, Tibagi e Ponta Grossa. Uma região potencialmente turística, com vários produtos e destinos.

 

PALMEIRA: “Cidade Clima do Brasil”

Palmeira, a primeira cidade visitada pelos jornalistas, é marcada pela riqueza cultural herdada dos diversos povos que a colonizaram, como alemães, poloneses, italianos, e outros, que se refletem em sua arquitetura e tradições. No turismo de aventura pela natureza, com atrações como o Recanto dos Papagaios, com piscinas naturais, e o Mirante do Cercado, ideal para rapel e esportes radicais.

O turismo histórico-cultural da cidade revela a arquitetura e as tradições dos diversos povos que formaram sua identidade; e o turismo de aventura, com esportes radicais em suas áreas naturais.

A gastronomia de Palmeira reflete a rica diversidade cultural do município, com pratos que homenageiam a influência de povos indígenas, alemães, russos e italianos. Destacam-se o pão no bafo, uma especialidade com raízes alemãs e russas, o pudim de milho assado em folha de bananeira (de origem indígena), a salada de canjica, e pratos com porco Moura, como a porchetta e ainda o carneiro assado.

A história dos MENONITAS que migraram da Rússia para o Brasil, entre 1923 e 1934; e fundaram a Colônia Witmarsum. Alemães-russos originários da Frísia, na Europa. Uma etnia que contribui com a economia local, através de seus diversos produtos agrícolas, fabricas de queijos, chocolates, cachaça e a cerveja artesanal, que segundo o fabricante “é única no Brasil de origem europeia”.

Palmeira, é conhecida como a “Cidade Clima do Brasil” devido ao seu clima subtropical, considerado terapêutico e ideal para o alívio de doenças como a tuberculose no passado. As condições climáticas e os refúgios naturais da região atraíam famílias em busca de saúde, o que lhe rendeu essa fama.

municipio de palmeira em campos gerais no paraná

CASTRO: “Cidade Mãe do Paraná”

A cidade de Castro, é conhecida como a “Cidade Mãe do Paraná” por ter sido a primeira cidade do estado e a primeira cidade após a emancipação da Província de São Paulo. Ela também é reconhecida por seu forte legado tropeiro, sua importância na imigração europeia, principalmente holandesa, e por ser um grande centro da pecuária leiteira no Brasil. Um importante centro agropecuário no Paraná, destacando-se na produção de leite, milho, soja e pecuária de corte; a cidade é também conhecida como a “Capital Nacional do Leite”. A vocação do agronegócio é combinada com o turismo, que inclui as inovações do setor, e as experiências no campo, como a visitação de fazendas leiteiras e a participação em eventos como o Agroleite.

Em Castro, foi edificada a Colônia Castrolanda, um importante centro cultural que inclui o Moinho “De Immigrant”. Uma réplica em tamanho original de um moinho holandês e um dos maiores da América Latina, construído para celebrar os 50 anos da imigração holandesa e manter viva a herança cultural dos imigrantes na região.

 

 Um pedaço da Holanda no Brasil:

É assim que Carambeí é conhecida, e se destaca no turismo pela sua forte herança da colonização holandesa, presente no Parque Histórico, o único museu histórico à céu aberto da América Latina, e no charmoso “Het Dorp” Vila Holandesa, onde se pode conhecer o estilo de vida e a cultura dos imigrantes; além de desfrutar de uma arquitetura inspirada na Holanda e ainda visitar queijarias, orquidários e a plantação de Lavanda e a exposição de essências.

A cidade é conhecida pelas suas tortas e pelos produtos artesanais, que oferecem uma experiência autêntica da culinária local. E ainda oferece experiências gastronômicas ligadas à cultura dos seus antepassados.

Carambeí é o segundo maior produtor de leite do Brasil, para tanto os produtores de leite, usam da robótica para ordenar o leite das vacas é dispensada a participação humana, todo manusear o leite, o processo é feito por robôs. O uso da robótica nas leiterias, atrai produtores de várias partes do Brasil.

 Tibagi: O município do ecoturismo e aventura

O município que já recebeu circuito mundial de canoagem,  se destaca no turismo de aventura e ecoturismo, sendo referência nacional em atividades como rafting no rio Tibagi, trilhas ecológicas e rapel; e a observação de aves no Parque Estadual do Guartelá, onde os visitantes exploram as belezas naturais e o 6º maior cânion do mundo que está no município.

Tibagi, parece ser a única cidade da região, fundada por garimpeiros que chegaram a margem do rio Tibagi a procura de diamantes. Fundada por Antônio Machado Ribeiro em 1794, o Museu histórico Edmundo Mérce Junior, guarda um acervo com um grande número de utensílios, objetos e vestimentas que remetem ao ciclo da mineração, o maior fomento da economia local por muitos anos.

rafting no rio tibagi

Ponta Grossa: Aventura e Contemplação da natureza

É isso mesmo, Ponta Grossa se destaca no turismo de contemplação da natureza e aventura com seus parques e formações rochosas únicas, que oferecem importantes histórias milenares, com seu rico patrimônio cultural e o legado dos tropeiros nos Campos Gerais. A visita aos Parques Vila Velha, e Parque Nacional dos Campos Gerais, é simplesmente fantástico, indescritível, “só vendo para crer”.

vila velha e os jornalistas de turismo em campos gerais

Tradição dos tropeiros

A caminhada no Parque Estadual Vila Velha é fantástica, as histórias que remetem aos ancestrais são incríveis, mas reviver a trilha dos tropeiros, especialmente durante a noite, com uma parada ao redor de uma fogueira, sobre o alto de uma montanha, revivendo a história dos tropeiros na companhia agradável dos senhores: Sebastião Nivon de Oliveira, 68 anos e José Ivo de Oliveira, 70 anos, netos de tropeiros, que com seus acordeons tornaram a noite inesquecível.

Depois dessa experiência, a visita ao Buraco do Padre onde contemplamos a cachoeira e olhando para o céu estrelado pela abertura do Buraco do Padre, uma aventura inesquecível.

Finalizo destacando a boa infraestrutura desses locais para receber visitantes com excelentes guias, historiadores e ótimos restaurantes com cardápio da gastronomia que remete aos primeiros moradores dos Campos Gerais.

Castro, lançamento do 5º salão de turismo dos campos gerais

Lúcio Freire dos Santos – ABRAJET/PR.

BEM-VINDOS A REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS, PARANÁ