You are currently viewing Fipetur e Festuris celebram a primeira década da “Árvore da Integração”

Fipetur e Festuris celebram a primeira década da “Árvore da Integração”

  • Post author:
  • Post category:Notícias

No evento realizado em Gramado, Brasil, Marisa Krás Borges, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello foram homenageados por suas valiosas contribuições para o desenvolvimento do turismo na região.

Eduardo Zorzanello, Marta Rossi, Yenny Polanco Lovera y Luiz Pires

Juarez Tavares Marta Rossi Yenny Polanco  Luiz Pires y Miryam Moreno

O plantio deste ano foi dedicado como uma homenagem especial à Costa Rica, país homenageado da feira, que, com sua distinção, também deixa suas raízes simbólicas na história desta iniciativa.

Gramado, Brasil, novembro de 2025. A Federação Ibero-Americana de Jornalistas de Turismo (FIPETUR), em coordenação com a FESTURIS, realizou seu tradicional plantio da “Árvore da Integração”, evento no qual Marisa Krás, filha do falecido Wilson B. Sierra; Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs da Rossi & Zorzanello, foram homenageados por suas contribuições ao turismo sustentável e às práticas ambientais responsáveis.

Na ocasião, a Costa Rica recebeu a distinção do troféu denominado “Árvore da Integração” como país convidado de honra, destacando-se por sua liderança no turismo sustentável e seu papel como referência global na proteção ambiental.

Heylin James, coordenadora do Instituto Costarriquenho de Turismo (ICT) na América Latina, recebeu a araucária, espécie nativa e símbolo do sul do Brasil, protegida por legislação ambiental e considerada um exemplo de resiliência e longevidade. A árvore será plantada nos próximos dias como parte da cerimônia oficial.

Yenny Polanco Lovera, presidente da FIPETUR, saudou a iniciativa e lembrou que a “Árvore da Integração” foi criada em 2012 por iniciativa de Elena Honores, então presidente da PRENSATUR Peru e anfitriã da segunda assembleia do Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo, presidido na época por Roque Baudean. Desde então, Árvores da Integração, símbolo de união, sustentabilidade e cooperação regional, têm crescido em diversos destinos ibero-americanos.

Três anos depois, Wilson B. Sierra, Diretor de Relações Institucionais da FIPETUr, propôs dar continuidade à iniciativa em Gramado, local de diversas assembleias da organização. Os CEOs da FESTURIS abraçaram o projeto com entusiasmo e, desde 2015, dez árvores de araucária foram plantadas no parque de exposições Serra Park, em Gramado, Rio Grande do Sul.

Polanco Lovera lembrou que esta atividade faz parte do compromisso da Federação Ibero-Americana de Jornalistas de Turismo (FIPETUR) em honrar a Mãe Natureza, promover a sustentabilidade e fortalecer os laços entre os países por meio de um gesto de amizade.

Não se trata apenas de plantar uma árvores, mas de celebrar a responsabilidade que temos como cidadãos chamados a cuidar da biodiversidade e do meio ambiente, recursos essenciais para um turismo verdadeiramente responsável”, afirmou.

Delegação da FIPETUR

A delegação da FIPETUR que participou da 37ª edição do FESTURIS, realizada de 6 a 9 de novembro, foi composta por sua presidente Yenny Polanco Lovera; vice-presidente Luiz Pires; diretora de treinamento Miryan Moreno; e Evandro Novak, que é membro do Conselho Diretor da FIPETUR.

Sobre a FESTURIS

A Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS) é reconhecida como o evento de negócios turísticos mais eficaz das Américas e um dos mais influentes dentro e fora do Brasil.

Distingue-se por seu foco exclusivo em profissionais do setor, o que a diferencia de outras feiras de turismo e reforça sua ênfase na qualidade das relações comerciais. Consolidada como ponto de encontro de líderes, empresários e autoridades do turismo, a feira facilita a troca de experiências, o networking e a geração de novas oportunidades de colaboração.

Sobre a FIPETUR

Desde 2009, a Federação Ibero-Americana de Jornalistas de Turismo (FIPETUR) reúne associações e profissionais de diferentes países com objetivo de promover a ética, a formação e a troca de conhecimentos na área do jornalismo turístico, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor na região.

Conselho Diretor da FIPETUR 2025-2027

Yenny Polanco Lovera, Presidente, República Dominicana

Luiz Pires, Primeiro Vice-Presidente (Presidente da ABRAJET NACIONAL), Brasil

Karmen Garrido, Vice-Presidente de Relações Internacionais (Presidente da FEPET), Espanha

Fernando Milo, Secretário-Geral, Delegado da Argentina

Luís José Chávez, Tesoureiro (Adompretur), República Dominicana

Maria Shaw, Presidente do Conselho Internacional, Uruguay

Miryan Moreno, Diretora de Treinamento (Presidente da APETUR), Paraguai

Armando de la Garza, Dietor de Comunicações, Delegado do México

Sara Torres, Presidente da PRENSATUR, Peru

Sarah Hernández, Presidente da Adompretur, República Dominicana