Elas são lindas, gigantes, já nascem pesando quase 5 mil quilos e na vida adulta podem ultrapassar 60 toneladas. E todos os anos até novembro, elas curtem o litoral catarinense para ter seus filhotes. As primeiras baleias já foram avistadas na região sul e logo serão centenas. E a novidade nessa temporada é que o avistamento em barcos foi liberado, prometendo uma experiência singular para o turista, especialmente na região de Imbituba.
Os ministérios do Turismo e Meio Ambiente assinaram uma portaria com as novas regras para a atividade. A expectativa é que a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca seja mais protegida. Isso porque a visitação só poderá ser feita com autorização prévia das embarcações de empresas regularizadas no Cadastro de Prestadores de Serviços do Ministério do Turismo, uma forma de manter a atividade de forma sustentável. Duas das quatro embarcações autorizados é do argentino Enrique Litman, que trocou Buenos Aires a mais de duas décadas pela Praia do Rosa. Ele foi um dos pioneiros do Turismo de Observação de Baleias com barcos aqui na região sul.
O Turismo para ver as baleias bem de pertinho começou em 2008 e seguiu por 5 anos. Mas desde 2013 estava suspenso. Segundo o Instituto Baleia Franca (IBF), a maior concentração de baleias francas em SC é entre a segunda quinzena de agosto e meados de outubro. Elas vêm para acasalar e procriar, por isso o aumento populacional chega a 12% a cada ano. Em 2018, mais de 250 foram vistas na chamada Rota da Baleia.
Fonte Portal GCR – Matéria de Priscila Ladislau – Foto Israel Costa / ASCOM / PMI