A maior festa alemã das Américas iniciou, na noite desta quarta-feira, 9. A abertura da 36ª edição da Oktoberfest em Blumenau lotou as avenidas para o tradicional desfile na Rua XV de Novembro e, em seguida, às 22h30, o Parque Vila Germânica. As festividades tiveram início com a sangria do primeiro barril e, claro, comidas típicas para todos os paladares. A presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina – Santur -, Flávia Didomenico esteve ao lado do prefeito da cidade e anfitrião Mário Hildebrandt.
As celebrações no Parque Vila Germânica seguem até o dia 27 de outubro, com o tema deste ano definindo a festa como “uma festa tipicamente alemã, mas de diversão tipicamente brasileira”. A organização da Oktober de Blumenau espera por até 600 mil pessoas de todas as regiões do Brasil, na maior cidade do Vale do Itajaí.
Para a presidente da Santur, Flávia Didomenico, a expectativa é que Santa Catarina receba até 20% a mais de visitantes em outubro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2018.
“Essas festas são importantes não apenas pela tradição, mas também pelo lado econômico. Elas geram um movimento que aquece toda uma cadeia”, disse.
Segundo o governador Carlos Moisés, trata-se de uma oportunidade para celebrar as tradições germânicas, mas também a resiliência do povo blumenauense.
“Hoje é um dia de celebrar a vida. O blumenauense é um povo que se reconstrói a cada dia e acolhe bem a todos os visitantes. Viemos aqui também para deixar a mensagem que o Governo do Estado não esquecerá de vocês”, discursou Carlos Moisés na solenidade de abertura.
Programação
Nesta edição, 72 bandas de músicas se apresentarão, sendo quatro atrações internacionais, além de desfiles oficiais típicos. Os organizadores programaram novidades que incluem atrações como a cantora Flora Cruz, que participou da atual edição do programa The Voice Brasil. A catarinense vai dividir o palco com o DJ Dyve, no dia 19 de outubro. Confira aqui a programação completa.
Ingressos
Neste ano, os ingressos para os pavilhões da Vila Germânica custam entre R$ 16 e R$ 46, dependendo da data escolhida. Contudo, é possível entrar de graça caso o visitante esteja vestindo trajes típicos. Às segundas, a entrada é gratuita para todos, assim como na última noite, no dia 27. Os ingressos estão sendo vendidos antecipadamente pela internet e pelo site oficial da festa, e também podem ser comprados presencialmente nas bilheterias da Vila Germânica.
Festas de Outubro em Santa Catarina A Oktober de Blumenau integra o circuito das Festas de Outubro de Santa Catarina, que reúne, atualmente, onze festejos culturais consolidados, espalhados por várias regiões turísticas.
Fonte: SANTUR