Com todos os espaços comercializados, feira supera 65 destinos
internacionais e contará com cerca de 2.700 marcas
Iniciando um novo ciclo de transformações, a 31ª Feira Internacional de
Turismo de Gramado (FESTURIS) acontece de 7 a 10 de novembro, no Serra
Park. Neste ano a feira abrirá uma hora mais cedo, funcionando das 13h às
20h. Desta forma, os participantes terão mais tempo para realizar negócios.
O lançamento de dois novos espaços e a qualificação dos profissionais do
trade estão entre as prioridades desta edição, que levanta bandeiras como a
sustentabilidade e a inclusão.
A programação inicia com a Solenidade de Abertura realizada na quinta-feira
(7), às 20h, no Palácio dos Festivais, onde também haverá a entrega do
troféu “Amigos do FESTURIS”. Na sequência os participantes credenciados são
convidados para a Festa Oficial oferecida pela Redetur e parceiros, que
inicia às 22h, na Sociedade Recreio Gramadense. Na sexta-feira (8) a
programação direciona seu foco totalmente ao conteúdo e aos negócios.
Na abertura da feira, às 13h, os participantes poderão vivenciar o ritual
da oferenda da grande lamparina, crença tibetana que inspira e desperta os
bons pensamentos, emoções e clareza interior – fatores essenciais para os
bons negócios. A lamparina será acesa na abertura com a colaboração dos
participantes e mantida assim até o final da feira, integrando o Espaço
Cultural e Religioso.
O FESTURIS contabiliza um crescimento médio de 5% na área de expositores
nesta edição. São cerca de 2.700 marcas expostas e uma expectativa de 17
mil participantes durante a feira, incluindo mais de 10 mil profissionais
do trade. Apenas na montagem e preparação do evento estão envolvidas cerca
de 1.200 pessoas. A internacionalização também continua sendo uma das
características do evento, que novamente supera os 65 destinos
internacionais.
Ao longo de suas três décadas, o FESTURIS se consolidou como a melhor feira
de negócios turísticos e viagens da América do Sul. Em 2018 foram mais de
R$ 300 milhões em negócios gerados e R$ 17 milhões de impacto na economia
local. Nesta edição também houve um aumento considerável na participação de
outros setores do mercado turístico, especialmente da hotelaria.
“Além da forte representação internacional, temos um incremento nos Estados
com estandes próprios e a participação da hotelaria triplicou em relação à
última edição. Muitos destinos nacionais e municípios também estão
começando a trabalhar individualmente suas marcas. Isso mostra um otimismo
na economia, indicando que teremos um cenário fértil para a geração de
negócios”, destaca o CEO do FESTURIS, Eduardo Zorzanello.
Lançamento de tendências e compromisso com a profissionalização
Para continuar crescendo, o FESTURIS acompanha as tendências do mercado,
lança dois novos espaços e reformula outros segmentos nesta edição.
Especializado em casamentos e luas de mel, o Wedding foi totalmente
comercializado com dois meses de antecedência, comprovando o sucesso da
aposta. Já o Termalismo e Bem-Estar, voltado para os benefícios das águas
termais, inicia como um projeto piloto e promete vir com ainda mais força
na próxima edição.
Reformulado, o Mice & Experience contabilizou um crescimento de 10% e
aumenta sua aposta no turismo corporativo e na inovação. O LGBT também muda
seu conceito e pretende explorar o potencial do segmento no mercado
turístico, ocupando agora a área internacional. Outra novidade é uma versão
pocket do Festival da Gastronomia, oferecendo opções de alimentação com a
temática da Itália – oportunidade para os participantes realizarem suas
refeições dentro da feira.
Sempre conectado com as evoluções tecnológicas, o evento está lançando o
novo App FESTURIS, ferramenta disponível a participantes e expositores para
otimizar o tempo e aumentar a produtividade durante a feira. Outro
benefício voltado à geração de negócios é o Buyers Club, sistema de
agendamento de reuniões que continua sendo um diferencial da feira.
O FESTURIS também renova seu compromisso com a capacitação do profissional
de turismo, diante de um mercado cada vez mais exigente. “No setor de
feiras e eventos, somos nós quem ditamos as tendências. Para quem busca
conhecer as tendências e estar conectado com o mercado internacional,
participar do FESTURIS é fundamental”, salienta a CEO do evento, Marta
Rossi. Mais informações sobre o evento e programação completa no site:
www.festurisgramado.com.
Fonte: Gustavo Bauer/Festuris