ABRAJET Nacional e AFEET Brasil combatem exploração infantil
Estiveram reunidos a Presidente da AFEET/RS, Rosane Ávila e Evandro Novak, Presidente da ABRAJET Nacional/Foto: Maely Silva

ABRAJET Nacional e AFEET Brasil combatem exploração infantil

Duas associações ligadas ao turismo se uniram para combater a exploração infantil. A Abrajet Nacional (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) com representação em dezessete Estados, e a AFEET Brasil (Associação Federativa de Executivas de Empresas Turísticas) que além do Brasil tem presença na Argentina, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru e Espanha, firmaram uma parceria que busca defender os direitos das crianças e adolescentes. Rosane Ávila, presidente da AFEET/RS acredita que a “união destas duas entidades pode trabalhar com força para atuar contra a exploração infantil no país”. As denúncias que envolvem crianças e adolescentes podem ser feitas pelo Disque 100 que está à disposição da população 24 horas por dia o ano inteiro. Anualmente, o Disque 100 registra cerca de 80 mil denúncias, ou seja, são 23 chamadas por dia.

Maely Silva, da Abrajet-SC, primeira representante da Abrajet na AFEET Brasil e que uniu as duas entidades em torno dessa campanha/Foto: Evandro Novak

A proposta da parceria é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade, especialmente o trade turístico, a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, em especial nos estabelecimentos comerciais que recebem turistas. Maely Silva, da Abrajet-SC, primeira representante da Abrajet na AFEET Brasil e que uniu as duas entidades em torno dessa campanha, diz que “todos que trabalham com o turismo devem ficar preocupados com a exploração infantil, situação que denegri a imagem do Brasil em todo o mundo” e o presidente da Abrajet Nacional, Evandro Novak, reforça afirmando que “como jornalistas temos por obrigação combater esse mal.”

A parceria será formalizada, em novembro no Congresso Nacional da ABRAJET, e a campanha que a AFEET Brasil já realiza junto a hotelaria nacional “Exploração sexual de crianças e adolescente não é turismo. É crime” passará a ser defendida por todos os jornalistas de turismo associados a Abrajet.

 Texto: Jean Féder – ABRAJET Paraná

Fechar Menu