Abrajet Pará premia profissionais de imprensa e destaques do turismo em 2019
Ao todo foram seis categorias premiadas sendo realizada também a entrega da comenda especial /Foto: Leandro Santana

Abrajet Pará premia profissionais de imprensa e destaques do turismo em 2019

Ao todo foram seis categorias premiadas sendo realizada também a entrega da comenda especial “Marques dos Reis” aos destaques do ano na promoção do turismo regional

A recepção dos convidados ficou por conta de Mestre Curica e seu conjunto. Ao som das guitarradas, cumbias e carimbó, Mestre Curica também aproveitou a ocasião e apresentou em primeira mão quatro novas composições, todas do ritmo cumbia e inspiradas no trabalho do músico colombiano Aniceto Molina, falecido em 2015. Essas composições fazem parte de um projeto de um disco somente de cumbias, que mestre Curica pretende gravar em 2020.

A premiação teve início com a presença da diretoria da Abrajet Pará, na figura da presidente Christina Hayne, João Ramid, Lourdinha Bezerra, Isa Arnour e Julie Rocha. Nilton Guedes, vice presidente da Abrajet Nacional, em um rápido pronunciamento, destacou a vitória de Santarém para sediar o Congresso de Jornalistas em Turismo da Abrajet em 2020. “Uma vitória do empenho de toda a diretoria da entidade e dos nossos parceiros”, destacou.

Parceiros do prêmio homenageados

O Secretário Estadual de Turismo, André Dias, destacou a importância do evento para o turismo do estado. “Ele premia um elo importante da cadeia do turística, que é o jornalista, que é quem leva os atrativos do que há para ver, o que há de novo. Dessa forma ele trás o turista para nosso estado. Precisamos fomentar cada vez mais a atividade desses jornalistas, para se sentir prestigiado, valorizado”.

A entrega das comendas “Marques dos Reis”, uma iniciativa da Abrajet e da Fecomércio, em reconhecimento aos destaques dos setores/Foto: Leandro Santana

Comendas – A entrega das comendas “Marques dos Reis”, uma iniciativa da Abrajet e do Fecomércio, em reconhecimento aos destaques dos setores que compõe o trade turístico do estado, bares, restaurantes, rede hoteleira, agências de viagem e companhias aéreas, entre outros foi precedida pelo discurso de Joy Colares, Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio PA (Cetur PA).

Joy disse que a comenda é o reconhecimento dos profissionais de cada segmento do Trade Turístico, de cada atividade que faz a cadeia do turismo. “É muito importante porque valoriza o profissional porque foi escolhido como o melhor de sua categoria e quem votou sabe muito bem o que está fazendo”, afirmou.

Comenda “Marques dos Reis”.

Em meio a entrega das comendas, Joy Colares aproveitou para fazer um anúncio. “Nós da Federação do Comércio resolvemos encampar esse prêmio. Então, em 2019, esse prêmio é da Abrajet, mas em 2020, esse prêmio será conjunto, Abrajet-Cetur, um evento separado para colocar o trade turístico lá em cima”.

Christina Hayne, presidente da Abrajet Pará, encerrou o evento agradecendo a parceiros e apoiadores/Foto: Leandro Santana

Christina Hayne, presidente da Abrajet Pará, encerrou o evento agradecendo a parceiros e apoiadores como André Dias da Setur,  Jorge Panzera,  da, Imprensa Oficial do Estado, Fecomércio e da deputada Paula Gomes, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Emocionada agradeceu também o apoio da diretoria da Abrajet e da própria família durante o ano de 2019.

Após a entrega dos prêmios aos vencedores do V Prêmio Comendador Marques dos Reis, foi realizado um Menu Degustação, com a presença dos chefes Herlander Andrade, José Carlos e Carlos Malicheschi, ambos de Salinoópolis. Eles também fora homenageados como destaque da Gastronomia Criativa pela Abrajet.

Ao fim do evento houve o sorteio press trip entre os jornalistas presentes. Foram sorteados o fotógrafo Ary Souza e os jornalistas Cleyton Palmeira e Tânia Monteiro.

Vencedores destacam a importância do prêmio

Com a matéria “Paraíso da Criação”, a jornalista Laís Azevedo Martins conquistou a primeira  colocação na categoria Jornalismo Impresso. “Eu soube desse prêmio quando eu estava em Abaetetuba fazendo matéria sobre o festival do Miriti e a gente já falava do nosso papel como  jornalistas, dos diversos papéis que a gente tem. E apresentar para as pessoas, no caso do turismo,  os lugares, mostrar o que se tem de mais interessante ali é um papel muito bacana, valoriza as pessoas que moram naquele lugar, valoriza aquele lugar e o prêmio com certeza é um incentivo. A gente está aqui participando e já está pensando no próximo, que coisas bacanas que pode trazer. Com certeza é um grande incentivo para o meu trabalho”, comemorou Laís.

A jornalista Izabel de Souza Chaves  foi uma das vencedoras, na categoria Radiojornalismo, com a reportagem “Pará, a cozinha mestiça brasileira e o movimento do turismo gastronômico ”. Para ela, o prêmio estimula de forma maravilhosa o turismo paraense.

“Sempre que eu posso eu estou prestigiando a Abrajet. Participando de todos os eventos de premiação. Eu venho com os programas, com matérias, pois eu acho importante valorizar o turismo, que tem um valor incrível para o resto do Brasil. Temos a gastronomia, temos praias, temos rios. Todo o tipo de turismo nós podemos fazer aqui no estado do Pará. Para mim é uma honra ter participado da premiação mais uma vez ”, afirmou Bebel Chaves.

Na categoria de Telejornalismo, o vencedor foi o jornalista Michel Bruno Moraes Ribeira, com  a matéria ” Mercado Ver-o-Peso”. Para ele, o prêmio valoriza o trabalho do jornalista. “A gente que está nos bastidores, produzindo e editando é muito importante ter esse reconhecimento. uu fiquei nervoso de competir com tanta gente legal, com tanta gente competente e ser o vencedor foi sensacional. Indescritível”, comemorou Michel.

Vencedores da categoria Jornalismo Online, Luciana Loebens Marschall e Ulisses Pompeu, com Serra das Andorinhas: paraíso das águas, da ciência e da fé, contaram que o prêmio da Abrajet serviu de inspiração para a realização do trabalho vencedor.

Vencedora na categoria Jornalismo Online

“A gente já acompanha Serra das Andorinhas sempre de forma segmentada, uma matéria aqui outra ali.  E é um lugar muito grande, com muitas atrações, muitos atrativos, que tem muito potencial. Decidimos fazer uma matéria grade, apresentando esse potencial todo para as pessoas, com vídeos, com fotos, com textos e aproveitar para inscrever”, disse a jornalista.

Rafael Fernando Chaves, primeiro colocado na categoria mídias sociais, além de surpreso com a vitória, avalia  que o prêmio é a oportunidade de divulgar o município de São Domingos do Capim e a comunidade de Independência.

“Ter esse reconhecimento é uma possibilidade para quem tem um olhar sensível para sua realidade, independente do local, possam também ajudar a gerar o turismo, a difundir essa realidade e as belezas que existem em cada município, sua beleza peculiar e especial. Então pra mim foi uma honra receber esse prêmio, poder levar São Domingos do Capim com esse olhar e para todo o mundo”, destacou.

O fotógrafo Fernando Sette Câmara, vencedor na categoria fotojornalismo, disse estar muito grato pela primeira participação na premiação e a vitória.

“Eu já faço material turístico há muito tempo, andando pelo Pará. E participar de um prêmio desses só faz engrandecer o meu trabalho e mostrar um pouco mais do meu projeto, o Expedição Pará. E ter concorrido com essas duas lendas pra mim já foi fantástico”, declarou.

Veja a lista dos vencedores:

Jornalismo Impresso

-Laís Azevedo Martins (Reportagem “Paraíso da Criança”, Caderno Você/Diário do Pará)

 Radiojornalismo

-Izabel de Souza Chaves (Reportagem “Pará, a cozinha mestiça brasileira e o movimento do turismo gastronômico”, Rádio Cultura)

Telejornalismo

-Michel Bruno Moraes Ribeira (Reportagem “Mercado Ver-o-Peso” – TV Record Belém).

Fotojornalismo

-Fernando Coelho Sette Câmara (Ilha dos Papagaios/Série Belém das Ilhas/Agência Belém).

Jornalismo Online

-Luciana Marschall e Ulisses Pompeu (Reportagem “Serra das Andorinhas: paraíso das águas, da ciência e da fé”, Portal Correio (Marabá)

Mídias Sociais

1° lugar

Rafael Fernando Serrão Chaves (Unidade Rio, Luz e Homem)

Pacote oferecido pela Turvicam

2° lugar

Antônio Carlos Medeiros de Castro (Pesca do Mapará);

Pacote oferecido pela Rede Viva Marajó

3° lugar

Deia do Socorro Pinheiro Lima (Amanhecer no Veropa II)

Pacote oferecido pela Rede Viva Marajó

Homenageados do prêmio:

-André Dias (Secretário de Turismo do Estado)

-Jorge Panzera (Imprensa Oficial do Pará)

-Ver Oliveira (Secretária de Estado de Comunicação)

-Deputada Paula Gomes (Comissão de Esporte e Turismo da Alepa)

-Joy Colares (Cetur e Fecomércio)

-Aglaudene Tomé (Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas)

-Alexandre Silva (Coordenador de Turismo de Parauapebas)

-Rose Larrat (Associação Brasileira de Agências de Viagens/Abav-Pará)

-Nazareno Alves (Point do Açaí)

-Helena Bezerra (HB Design)

Destaques  Comenda Marques dos Reis 2019

Agência de Viagem

-Turvicam

Bares e restaurantes

-Lá em Casa

Companhia Aérea

-Azul Linhas Aéreas

Transporte Rodoviário

-Vale Verde

Transporte Fluvial

-Tapajós Expresso

Rede Hoteleira

-Hotel Solar

Guia de Turismo

Rosângela Martins

Gastronomia Criativa

-Herlander Andrade (Moquén)

-Carlos Calicheschi (Verde Mar)

-Zé Carlos (Casemirão)

Texto: Márcio Cruz

Fechar Menu