A ABRAJET-PR conquistou uma cadeira no Conselho Municipal de Turismo de Toledo, cidade do Oeste paranaense. A autorização para que a entidade tenha um representante no Conselho está na Lei 2.541, de 27 de dezembro de 2022, assinada pelo prefeito Luis Alberto Beto Lunitti Pagnussatt. A Lei fala sobre a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo e do Fundo Municipal de Turismo de Toledo.
A busca pela representação no Comtur de Toledo começou com um ofício da ABRAJET Nacional, de junho de 2022, onde em seu teor, o presidente Evandro Novak, destaca que a Associação tem historicamente assento no Conselho Nacional de Turismo e em outros Comturs.
A partir desse Ofício, a ABRAJET-PR se encarregou das tratativas com o município e, nesse sentido, deve ressaltar a recepção e agilidade do secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo, que em todas as conversas deixou claro do seu apoio à reivindicação da ABRAJET Nacional.
Essa semana, a Seccional do Paraná recebeu Ofício da Secretaria solicitando a indicação do representante da Associação que respondeu indicando o associado Mauro Picini para o Comtur Toledo.
O art. 4º da Lei diz que são 16 as entidades que integram o Comtur de Toledo e no inciso X determina: “Um representante da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Seccional do Estado do Paraná – ABRAJET-PR”.
Mauro Picini é jornalista profissional e começou no jornalismo apoiando seu irmão, o ator Aldo Picini, fotografando e enviando notas para os jornais da região. Não largou mais a profissão. Formando em 2003 na primeira turma de Jornalista na Unipar (Universidade Paranaense), hoje Mauro Picini assina uma coluna social no Jornal do Oeste” e é apresentador do Programa “Ligado em Você” e “Ver Mais” veiculados na RICTV Oeste.
Fonte: Jornalista Jean Féder, associado da ABRAJET PR