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ABRAJET-PR realiza reunião com associados durante a Expo Turismo Paraná/Foto: Silvana Canal

ABRAJET-PR realiza reunião durante a Expo Turismo Paraná

A Abrajet-PR (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo-Paraná) realizou como programação paralela à Expo Paraná Turismo, reunião com jornalistas associados e convidados.

Um bate papo com os publicitários Bira Menezes e Mário Jorge Ribeiro, discutiu questões sobre publicidade e jornalismo e suas linhas éticas. A proposta do encontro, que teve a presença da Abrajet Nacional, Evandro Novak, e da presidente da Abrajet-SC, Maely Silva, foi para desmistificar um problema frequente que jornalistas têm sobre comercializar seus veículos de comunicação, sejam eles impressos ou digitais.

Publicitários Bira Menezes e Mário Jorge Ribeiro com o Presidente da ABRAJET-PR, Jean Féder/Foto: Maely Silva

 

“Muitos associados têm seus veículos de comunicação e produzem seus conteúdos individualmente, sozinhos. Chega um momento que seu trabalho precisa e deve ser remunerado pelo mercado e quando chega esta hora, o profissional jornalista que divulga o turismo se vê num debate ético: deve ele mesmo buscar a monetização do seu produto ou não? Na conversa que tivemos com os dois renomados publicitários, buscamos uma solução para o dilema”, disse Jean Luiz Féder, presidente da Abrajet-PR.

Bira Menezes destacou que “jornalista e publicitário vendem ideias que podem ser boas ou ruins” e que os dois devem saber precificar e valorizar seu produto. E Mário Ribeiro complementa que “a credibilidade do jornalista e seu veículo é que conta nesse momento”.

Para os dois profissionais da publicidade, o jornalista deve, sim, buscar meios de vender seu produto para que o seu trabalho profissional seja remunerado, no que Mário Ribeiro afirma que “não é demérito nenhum um jornalista vender seu produto, desde que com ética”.

O assunto ainda será tema de novas conversas na Abrajet-PR porque, segundo Jean Luiz Féder, “o trabalho do associado, jornalista profissional que divulga o turismo, deve ter uma compensação financeira, e esta deve vir da publicidade”.

Fonte: Jornalista Jean Luiz Féder – Presidente da ABRAJET Paraná