Anúncio foi realizado durante cerimônia que integra a programação da Semana Nacional do Turismo
O Ministério do Turismo anunciou nesta quarta-feira (04) os vencedores do 2º Prêmio Nacional do Turismo. A cerimônia, realizada durante a Semana Nacional de Turismo, em Belo Horizonte (MG), consagrou iniciativas e profissionais que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do setor no Brasil.
Entre as “Iniciativas de Destaque”, o Prêmio reconheceu um total de 11 ações, implementadas por entes públicos, privados e do terceiro setor. Além da homenagem, o objetivo é promover a disseminação das boas práticas, como forma de favorecer aprimoramentos no ramo.
Já quanto aos “Profissionais de Destaque noTurismo”, eleitos por meio de uma votação online, foram agraciadas personalidades que atuaram de forma proativa no segmento, como especialistas, peritos, técnicos, empresários, ativistas e pesquisadores. Confira abaixo a lista dos vencedores.
INICIATIVAS DE DESTAQUE
APROVEITAMENTO DO PATRIMÔNIO CULTURAL PARA O TURISMO:
1º – Festival Boi Voador, do município de Recife (PE)
2º – Revitalização do Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu (PR), da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos
3º – Festa do Bode Rei – Festival de Caprinos e Ovinos da Paraíba, da Prefeitura Municipal de Cabaceiras (PB)
APROVEITAMENTO DO PATRIMÔNIO NATURAL PARA O TURISMO:
1º – Polo Socioambiental Sesc Pantanal
2º – Caminho de Cora Coralina, da Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo)
3º – Sustentabilidade e Ecoturismo no Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, de Jardim (MS), da Japacanim Ecoturismo
FORTALECIMENTO DA GESTÃO INTEGRADA E DESCENTRALIZADA DO TURISMO:
1° – Gestão Integrada do Turismo de Foz Do Iguaçu (PR)
2º – ICMS Critério Turismo, da Secretaria de Turismo de Minas Gerais
3º – Projeto Redes Colaborativas de Turismo do Jequitinhonha e Mucuri, da Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas
GESTÃO DE DADOS E MONITORAMENTO NO TURISMO:
1º – Monitoramento da Reputação Online dos Atrativos Turísticos de Florianópolis (SC)
2º – Programa de Classificação Turística dos Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul
3º – Observatório do Turismo de Minas Gerais
MARKETING E COMERCIALIZAÇÃO DO TURISMO:
1º – Projeto “Visit Salvador da Bahia”, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador (BA)
2º – Festival das Cataratas, da De Angeli Feiras e Eventos
3º – Beto Carrero World – Nova Área Temática Hot Wheels, de Penha (SC)
MELHORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS E ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS:
1º – SP Pra Todos, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo
2º – Programa Guarapuava Turística 2026, da Prefeitura Municipal de Guarapuava (PR)
3º – Além da Extração, Programa Crescer Conceição do Mato Dentro, da Technoserve Brasil
PRODUÇÃO ASSOCIADA AO TURISMO:
1º – Passeio Histórico, Cultural e Gastronômico com o Chef, do Le Coq Bar e Bistrô, de Petrópolis (RJ)
2º – Circuito Sapucaí de Gastronomia e Arte, do Restaurante Salumeria Central, de Belo Horizonte (MG)
3º – Festival da Tapioca de Olinda (PE), da Secretaria Municipal de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico
SENSIBILIZAÇÃO, QUALIFICAÇÃO, CERTIFICAÇÃO E FORMALIZAÇÃO NO TURISMO:
1º – Capacitação Básica em Autismo para Profissionais do Turismo, da Incluir Treinamentos, de São Paulo
2º – Farroupilha Colonial -Turismo Rural / Cultural / Gastronômico, da Prefeitura Municipal de Farroupilha (RS)
3º – Trilha Jovem Iguassu, do Instituto Polo Internacional Iguassu, de Foz do Iguaçu (PR)
TECNOLOGIA NO TURISMO:
1º – Smart Survey – Pesquisa de Demanda Turística com uso de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), da Smart Tour Tecnologia Brasil LTDA, de Florianópolis (SC)
2º – Forma Smart Pass, da Nova Forma Viagens e Turismo LTDA (Forma Turismo)
3º – Orbs Tecnologia e Desenvolvimento, de Belo Horizonte (MG)
TURISMO DE BASE LOCAL:
1º – Projeto Morrinho, da ONG Morrinho (RJ)
2º – Roteiros Turísticos de Base Comunitária em Roraima, do SESC-RR
3º – Caminho de São Francisco da Esperança, da Prefeitura Municipal de Guarapuava (PR)
TURISMO SOCIAL:
1º – Projeto Praia Acessível, da Secretaria de Turismo de Fortaleza (CE)
2º – Plano de Acessibilidade da Marejada Itajaí, maior Festa do Pescado do Brasil, da Secretaria de Turismo de Itajaí (SC)
3º – Férias Imperdíveis, do SESC-RS
PROFISSIONAIS DE DESTAQUE
Escolha por votação online
ACADEMIA:
Susana Gastal – 2.530 votos (37%)
DIRIGENTES E PARLAMENTARES:
Alexandre Pereira – 5.124 votos (43%)
EMPREENDEDORES DE MÉDIO E GRANDE PORTE:
Joana Paula Coelho – 4.795 votos (63%)
GESTORES E TÉCNICOS:
Thiago Beraldo – 2.975 votos (34%)
IMPRENSA:
Maiara Silva – 2.501 votos (49%)
MICRO E PEQUENAS EMPRESAS:
Rodrigo Stüpp – 4.326 votos (53%)
MÍDIAS SOCIAIS:
Lívia Lopes – 2.810 votos (45%)
ONGs:
Fabiana Dickmann – 1.342 votos (31%)
Fonte: Mtur