You are currently viewing Connection tem primeiro dia dedicado à relação entre o audiovisual e o turismo
A influência da cultura e do cinema no desenvolvimento turístico foi o tema central do primeiro dia do Connection/Foto: Rafael Cavalli

Connection tem primeiro dia dedicado à relação entre o audiovisual e o turismo

Programação encerra nesta sexta (13) com debates sobre cidades inteligentes, futuro das viagens, economia e tendências

A influência da cultura e do cinema no desenvolvimento turístico foi o tema central do primeiro dia do Connection nesta quinta-feira (12). O evento internacional está recebendo mais de 500 participantes presenciais no Palácio dos Festivais, em Gramado. Com um mix de conteúdo técnico com vivências práticas, palestrantes nacionais e internacionais compartilharam seu conhecimento com o público vindo do Brasil inteiro.

O conteúdo teve início com um painel sobre a importância dos festivais de cinema para a estruturação e promoção de destinos. Presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk falou sobre o papel transformador que o Festival de Cinema de Gramado teve para a consolidação do destino gaúcho. No mesmo painel participou Jorge Céspedes, diretor de Cultura da Intendência de Maldonado, contando sobre a história de sucesso do Festival de Cine de Punta Del Este.

Os atores Thiago Lacerda e Werner Schunemann estiveram entre as grandes presenças do dia, discutindo o legado que a cultura e o cinema/Foto: Rafael Cavalli

 

Na sequência, o tema em discussão foi film commissions (ou comissões fílmicas), organizações que tem como objetivo atrair produções audiovisuais para determinados destinos, criar polos cinematográficos e através disso fomentar a cultura e a atividade turística. Vanessa Lombardi e Raquel Pellegrini falaram sobre a Santos Criativa, compartilhando a experiência da Cidade Unesco do Audiovisual. Já André Faria, diretor executivo da Rede Brasileira de Film Commissions (Rebrafic), apresentou como uma film commission pode ajudar a promover um destino.

O empreendedorismo local também esteve em destaque no palco do Connection através do case sobre tematização de empreendimentos apresentado por Roger Wingert, CEO do Grupo Unity, responsável pelas marcas Pizzaria Scur, Cara de Mau e Gatzz Dinner Show. O empresário destacou a inspiração do cinema para dar vida aos negócios que atualmente são sucesso em Gramado.

Thiago Lacerda e Werner Schunemann no palco

Os atores Thiago Lacerda e Werner Schunemann estiveram entre as grandes presenças do dia, discutindo o legado que a cultura e o cinema deixam nas comunidades onde estão inseridos. Com falas incisivas em defesa do setor cultural, ambos os artistas ressaltaram a necessidade de um esforço conjunto e destacaram a importância do Connection em trazer este debate à pauta, para que o audiovisual seja cada vez mais uma ferramenta de desenvolvimento turístico, econômico e social. Cláudia Mara Borges, diretora da Secretaria de Turismo do RS, também participou do painel.

Presidente do Grupo Record RS, Carlos Alves, falou sobre o turismo cinematográfico/Foto: Rafael Cavalli

 

Em outro painel que debateu o turismo cinematográfico, participaram o presidente do Grupo Record RS, Carlos Alves, compartilhando a experiência do grupo de mídia em destacar destinos nas suas produções, além do cineasta Zeca Brito e de Joana Braga,  que atua como coordenadora de Economia Criativa de Porto Alegre e também conduz a Porto Alegre Film Commission.

A programação do Connection, que contempla conteúdo e experiências, encerra nesta sexta-feira (13) com debates sobre cidades inteligentes, futuro das viagens, economia e tendências. Mais informações em www.festurisgramado.com/connection.

Fonte: Assessoria de Imprensa