Refletindo o dinamismo, a ousadia e a criatividade que marcam a atuação da
Braztoa, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, primeiro no mundo a receber
a chancela da OMT (Organização Mundial do Turismo), e o principal
reconhecimento em turismo sustentável no Brasil, acaba de abrir as
inscrições <http://braztoa.com.br/premio/> para a edição 2019/2020.
Lançado em 2012 pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo –
Braztoa, o Prêmio conta com mais de 430 iniciativas inscritas e 79
premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil. Nesta oitava edição,
todo o processo de seleção foi redesenhado a partir de uma escuta ativa,
abrangente e detalhada dos associados e equipe Braztoa, em parceria com
ex-vencedores e jurados, além da expertise técnica da ponteAponte,
consultoria especializada em premiações socioambientais, responsável pelo
lançamento de mais de 35 edições de prêmios, concursos, desafios e editais
no Brasil e no México, em parcerias com empresas como Google, Folha de
S.Paulo, Citi e UBS.
“Juntamente com a equipe da Braztoa, estamos redesenhando todos os
processos para que o Prêmio se posicione no estado da arte em premiações
socioambientais, com critérios claros e transparentes e faseamento da
seleção, por exemplo. E as mudanças não param por aqui: juntamente com
grandes especialistas do setor do Turismo, projetamos uma visão de longo
prazo para ele – muitas novidades virão em breve”, afirma Cássio Aoqui,
diretor-executivo da ponteAponte.
O resultado foi a redefinição e simplificação de todo o processo seletivo,
que agora está subdividido em fases, de modo que o candidato somente
investirá mais tempo na seleção, à medida que passar para as fases
posteriores e tiver maior chance de vencer. O regulamento também foi
completamente remodelado para ficar mais claro, objetivo e transparente.
Destaque para a inclusão da categoria Mídia, que reconhecerá iniciativas de
profissionais de meios de comunicação que disseminem o tema da
sustentabilidade no turismo, visando ampliar a qualidade e a repercussão da
cobertura em relação ao tema. As iniciativas podem compreender reportagens
em jornais e revistas impressos ou online, reportagens para veículos na
internet (multimídia), rádio ou TV, podcasts, conteúdos produzidos por
influenciadores digitais e outras iniciativas de mídia inovadoras, sempre
na temática da premiação, desde que veiculadas publicamente nos diversos
meios entre 1 de julho de 2018 e o último dia de inscrições do Prêmio.
Os participantes podem se inscrever nas seguintes categorias:
Associados Braztoa
Agências de Viagem
Meios de Hospedagem
Parceiros do Turismo
Academia – Menção Honrosa
Todas as categorias serão avaliadas sob quatro critérios:
Abordagem sistêmica em sustentabilidade
Turismo sustentável: relevância para o negócio + desenvolvimento
local
Inovação
Abrangência do impacto e replicabilidade/escalabilidade
As inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 estarão
abertas até as 17h59 (horário de Brasília) do dia 9 de agosto, no link:
http://braztoa.com.br/premio/. Ao longo deste período, um webnário estará
:disponível para esclarecimento de dúvidas e ajuda na identificação das
ações que possam ser inscritas.
“Fizemos esse grande trabalho de imersão, debates e mudanças em conjunto,
para que possamos catalisar a atuação responsável do turismo brasileiro,
unindo o setor em torno do propósito da sustentabilidade em suas dimensões
social, ambiental e econômica. O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade tem
como objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade à iniciativas que
se destaquem como as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia
do turismo nacional, contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento
Sustentável <http://www.agenda2030.org.br/> no Brasil“, reforça Roberto
Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.
Os finalistas serão reconhecidos publicamente em anúncio durante a 47ª
*ABAV* Expo e 52º Encontro Comercial Braztoa, em setembro, e os vencedores
serão apresentados durante a Convenção Braztoa 2019, marcada para novembro,
em Canela.
Todos os vencedores receberão o selo “Vencedor do Prêmio Braztoa de
Sustentabilidade 2019/2020”, que conta com a chancela de organizações de
renome no setor, como a OMT, a ONU Ambiente e o Ministério do Turismo. Além
disso, a Braztoa promoverá a divulgação dos premiados no Anuário Braztoa
2020.
O júri também selecionará um dos vencedores para ganhar outros benefícios
exclusivos, como um vídeo institucional da iniciativa produzido pelo
Ministério do Turismo, visibilidade no Mapa do Turismo Sustentável no Brasil
<http://www.iniciativassustentaveis.turismo.gov.br/>, iniciativa da Braztoa
em parceria com o MTur, além de uma bolsa de estudos integral para um curso
de pós-graduação (EAD), do Senac-SP.
Sobre a Braztoa
A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne
operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de
produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das
viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no
Brasil.
Em 2018, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 13,1 bilhões e
embarcaram 6,5 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas
empresas geraram um impacto econômico de R$ 11,2 bilhões para a economia
nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos
pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário
com extras do turista nos destinos).
Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e
parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando
o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.
Fonte: Agência Guanabara