Os organizadores da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris),
que está mantida para novembro, têm utilizado as semanas de isolamento para
conversar com os demais eventos do setor. A intenção é buscar uma solução
conjunta para a recuperação do mercado turístico e de eventos, os mais
afetados pela pandemia de Covid-19. O Festuris entende que a união do trade
será essencial para reduzir o impacto da crise e aposta que os eventos
serão a mola propulsora da economia.
“Sempre tivemos o poder de congregar diferentes partes em nome do
desenvolvimento do turismo. Agora, neste momento de incertezas e
preocupação, não seria diferente. Queremos compreender o cenário nos mais
diversos segmentos, auxiliar na retomada e trabalhar em conjunto para o
fortalecimento do mercado. No final, mesmo com grandes perdas e o cenário
incerto, todos nós ganharemos”, projeta o CEO do Festuris, Eduardo
Zorzanello.
O diálogo também está prevalecendo para a manutenção do time de trabalho.
Enquanto diversos segmentos do turismo registram demissões em massa, a
Rossi & Zorzanello – empresa realizadora do Festuris – manteve seu quadro.
A empresa sempre se destacou pelo comprometimento com os valores humanos,
tão essenciais para a reconstrução no pós-pandemia.
“Contamos com a empatia de nossos colaboradores e conseguimos manter nossa
equipe. Temos certeza que, quando tudo isso passar, o lado humano será
ainda mais importante. Entendemos que não adianta a tecnologia se não
existem pessoas atrás dela. Na área de eventos isso é fundamental”, destaca
a CEO do Festuris, Marta Rossi.
A Rossi & Zorzanello também acredita muito na sensibilidade e suporte do
Governo Federal para o enfrentamento da crise. O Ministério do Turismo
anunciou na semana passada que uma nova medida provisória garantirá, de
forma inédita, pelo menos R$ 5 bilhões ao setor.
Reformulação atenta às necessidades do mercado
O Festuris anunciará nos próximos dias detalhes sobre a reformulação da
feira, que inclui novos formatos de participação e um olhar atento às
necessidades do mercado. Segundo os organizadores, a criatividade e o
diálogo são palavras-chave para este novo momento, onde todos precisarão se
unir para a retomada do setor.
Além da reformulação da feira de negócios, o FESTURIS está implantando
novos canais de conteúdo para entregar ainda mais aos seus expositores e
participantes. A feira sempre entendeu a importância de valorizar seus
parceiros o ano inteiro e agora pretende ampliar os ativos oferecidos às
marcas. Além disso, o evento busca fortalecer sua presença digital no
mercado turístico.
Entre os projetos que deverão ganhar força a partir de maio estão: a
reformulação da Revista Festuris, produto de comunicação com mais de 10
anos que se consolida como um dos principais do Sul do Brasil; além da
implantação do Festuris Live, transmissões ao vivo entre os diretores do
evento e autoridades do turismo; do Festuris E-Learning, em parceria com a
GVA, que visa a qualificação dos profissionais do trade com base na
segmentação da feira; e a criação de um canal de podcasts sobre turismo.