You are currently viewing FESTURIS inicia novo ciclo com novidades e projeta crescimento no mercado
Eduardo Zorzanello e Marta Rossi são os anfitriões do FESTURIS 2019/Foto: Divulgação Festuris

FESTURIS inicia novo ciclo com novidades e projeta crescimento no mercado

Com todos os espaços comercializados, feira supera 65 destinos
internacionais e contará com cerca de 2.700 marcas

Iniciando um novo ciclo de transformações, a 31ª Feira Internacional de
Turismo de Gramado (FESTURIS) acontece de 7 a 10 de novembro, no Serra
Park. Neste ano a feira abrirá uma hora mais cedo, funcionando das 13h às
20h. Desta forma, os participantes terão mais tempo para realizar negócios.
O lançamento de dois novos espaços e a qualificação dos profissionais do
trade estão entre as prioridades desta edição, que levanta bandeiras como a
sustentabilidade e a inclusão.

A programação inicia com a Solenidade de Abertura realizada na quinta-feira
(7), às 20h, no Palácio dos Festivais, onde também haverá a entrega do
troféu “Amigos do FESTURIS”. Na sequência os participantes credenciados são
convidados para a Festa Oficial oferecida pela Redetur e parceiros, que
inicia às 22h, na Sociedade Recreio Gramadense. Na sexta-feira (8) a
programação direciona seu foco totalmente ao conteúdo e aos negócios.

Na abertura da feira, às 13h, os participantes poderão vivenciar o ritual
da oferenda da grande lamparina, crença tibetana que inspira e desperta os
bons pensamentos, emoções e clareza interior – fatores essenciais para os
bons negócios. A lamparina será acesa na abertura com a colaboração dos
participantes e mantida assim até o final da feira, integrando o Espaço
Cultural e Religioso.

O FESTURIS contabiliza um crescimento médio de 5% na área de expositores
nesta edição. São cerca de 2.700 marcas expostas e uma expectativa de 17
mil participantes durante a feira, incluindo mais de 10 mil profissionais
do trade. Apenas na montagem e preparação do evento estão envolvidas cerca
de 1.200 pessoas. A internacionalização também continua sendo uma das
características do evento, que novamente supera os 65 destinos
internacionais.

Ao longo de suas três décadas, o FESTURIS se consolidou como a melhor feira
de negócios turísticos e viagens da América do Sul. Em 2018 foram mais de
R$ 300 milhões em negócios gerados e R$ 17 milhões de impacto na economia
local. Nesta edição também houve um aumento considerável na participação de
outros setores do mercado turístico, especialmente da hotelaria.

Ao longo de suas três décadas, o FESTURIS se consolidou como a melhor feira de negócios turísticos e viagens da América do Sul/Foto: Divulgação Festuris

“Além da forte representação internacional, temos um incremento nos Estados
com estandes próprios e a participação da hotelaria triplicou em relação à
última edição. Muitos destinos nacionais e municípios também estão
começando a trabalhar individualmente suas marcas. Isso mostra um otimismo
na economia, indicando que teremos um cenário fértil para a geração de
negócios”, destaca o CEO do FESTURIS, Eduardo Zorzanello.

Lançamento de tendências e compromisso com a profissionalização

Para continuar crescendo, o FESTURIS acompanha as tendências do mercado,
lança dois novos espaços e reformula outros segmentos nesta edição.
Especializado em casamentos e luas de mel, o Wedding foi  totalmente
comercializado com dois meses de antecedência, comprovando o sucesso da
aposta. Já o Termalismo e Bem-Estar, voltado para os benefícios das águas
termais, inicia como um projeto piloto e promete vir com ainda mais força
na próxima edição.

Reformulado, o Mice & Experience contabilizou um crescimento de 10% e
aumenta sua aposta no turismo corporativo e na inovação. O LGBT também muda
seu conceito e pretende explorar o potencial do segmento no mercado
turístico, ocupando agora a área internacional. Outra novidade é uma versão
pocket do Festival da Gastronomia, oferecendo opções de alimentação com a
temática da Itália – oportunidade para os participantes realizarem suas
refeições dentro da feira.

Sempre conectado com as evoluções tecnológicas, o evento está lançando o
novo App FESTURIS, ferramenta disponível a participantes e expositores para
otimizar o tempo e aumentar a produtividade durante a feira. Outro
benefício voltado à geração de negócios é o Buyers Club, sistema de
agendamento de reuniões que continua sendo um diferencial da feira.
O FESTURIS também renova seu compromisso com a capacitação do profissional
de turismo, diante de um mercado cada vez mais exigente. “No setor de
feiras e eventos, somos nós quem ditamos as tendências. Para quem busca
conhecer as tendências e estar conectado com o mercado internacional,
participar do FESTURIS é fundamental”, salienta a CEO do evento, Marta
Rossi. Mais informações sobre o evento e programação completa no site:
www.festurisgramado.com.

Fonte: Gustavo Bauer/Festuris