Com apenas 60 anos, Fraiburgo é um jovem município cuja história da maçã se confunde com a história da cidade. Com uma representação muito forte, o fruto carrega junto uma grande parte do desenvolvimento econômico do município e da região.
Para comemorar um ano inteiro de dedicação e trabalho de inúmeros agricultores, foi oficialmente aberta a Colheita da Maçã. O evento que movimentou as dependências do Hotel Renar contou com a presença de autoridades nacionais, estaduais e municipais, além de profissionais da imprensa e produtores.
A cerimônia começou com a execução do hino nacional brasileiro e seguiu com o pronunciamento de diversas autoridades que registraram a importância do agronegócio.
Para o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã, Pierre Nicolas Pérès, a colheita da Maçã representa o grande dia. “O momento de comemorar depois de um período inteiro de trabalho nos pomares, cuidando da poda no inverno, da florada, da quantidade de água. Essa seca impactou o tamanho da fruta. A fisiologia não suportou o calor. Faz 36 anos que estou no cultivo da maçã e nunca vi uma maçã tão doce e com uma cor tão vermelha como este ano, mas de um tamanho menor”, enfatiza Pierre.
Como forma de valorizar o produto no mercado nacional e internacional, a Associação Brasileira de Produtores de Maçã criou inclusive um lema para trabalhar a divulgação: “Pequena, mas brasileira”, uma fruta menor do que em outros anos, mas muito doce e saborosa.
Já o deputado estadual Valdir Cobalchini afirmou que “Fraiburgo, a terra da maçã jamais vai perder esse título. Mesmo não sendo a primeira em produtividade, o volume é significativo. Atrai turistas, desenvolvimento econômico, emprego e renda ao município”.
Para o deputado estadual Ricardo Alba agradeceu o convite nos motiva trabalhando para facilitar o desenvolvimento nos motiva ainda mais a levar o nome de Fraiburgo para toda Santa Catarina e todo Brasil.
O deputado estadual Romildo Titon, ressaltou a coragem e a persistência dos produtores que, mesmo diante de tantas adversidades e dos altos custos, persistiu e resistiu, mostrando a força do agronegócio e a qualidade dos frutos. “Venho hoje render minhas homenagens à terra da maçã, ao município de Fraiburgo e especialmente a todos aqueles que produzem essa fruta gostosa. Uma fruta que é tratada com carinho, com muito esforço e com muita dedicação”, afirma Titon.
Já o deputado federal Celso Maldaner evidenciou a importância do agronegócio fazendo um balanço das principais conquistas no cenário nacional que priorizam o segmento. “35% do PIB catarinense é em cima do agro. Mas o agricultor é o único que não sabe quanto vai receber no final do mês. Só depois que entregou o produto. Tenho orgulho de vocês. Se não fosse o agro, não sei o que seria do Brasil”
O presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Junior Kunz, também deixou sua mensagem, parabenizando o município e todos os agricultores em seu nome e também em nome do Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés. “O nosso estado tem um diferencial. Somos o maior produtor de suíno, um dos maiores produtores de aves e também uma grande produção de maçãs, alho, cebola, e muitos outros. Parabéns aos agricultores que seguraram economicamente nosso Estado. Parabéns prefeito e agricultores pela colheita da maçã.
Quebrando um pouco a rotina de discursos, Guilherme Piazza Ferreira, apresentou um dos projetos apoiados pelo governo estadual, Santur e Fampesc através do Inovatur, visando construir um ecossistema de visitação de pomares para auxiliar no desenvolvimento do agronegócio através da tecnologia.
“O produtor normalmente fica mais no campo operando e acaba não conseguindo parar para fazer uma análise estratégica dos motivos da produção não estar em seu melhor desempenho. Com assessoramento remoto, mapeamento aéreo e inteligência artificial, conseguimos fazer a identificação de pragas e doenças, saber o ponto de maturação dos frutos, quantificação de frutos e muitos outros”, apresentou Guilherme. Este processo pode ajudar com economia nos insumos para o agricultor, além de aumento de produtividade e qualidade.
Por fim, quem também deixou sua mensagem foi o prefeito de Fraiburgo, Wilson Ribeiro que, além de falar sobre a diversidade da produção local, reforçou a história da maçã e sua importância econômica, cultural, social e para o segmento do turismo, pois só nesta temporada da colheita da maçã, está previsto cerca de 20 mil turistas na cidade. “As pessoas vêm para Fraiburgo pela colheita da maçã. Se hoje está acontecendo a colheita da maçã e este evento, é porque vocês, produtores, estão lá no dia a dia fazendo a coisa acontecer”, enfatiza o prefeito Wilson.
Por muitos anos Fraiburgo foi o maior produtor de maçãs. Hoje a realidade já não é essa, mas Fraiburgo é responsável por 30% da produção da fruta no estado e 16% da produção nacional. Além da produção, a herança deixada pela maçã deu o título à cidade de “Terra da Maçã”.
Michuim: o prato típico de Fraiburgo
Após a cerimônia, os convidados participaram de um almoço no jardim do Hotel Renar. Em um espaço em meio a natureza o destaque para os benefícios da maçã. Mesas postas e frutas da estação deram um charme ainda mais especial ao momento.
No fogo de chão, o tradicional michuim. Um prato típico que é uma ovelha temperada e recheada, que passa horas assando, para ser saboreada em meio a um pão.
A colheita nos pomares
Na parte da tarde os convidados seguiram para vivenciar a experiência da colheita nos pomares do município. Os olhos mostravam quem se emocionava colhendo as maçãs. O vereador Juliano Zonta (Pena) era um deles. Como filho de uma autoridade no assunto, “o Zontinha” como era conhecido, ele relembra não só a vida do pai dedicada à fruta, mas também sua experiência como estagiário na empresa Panho Frutas. Hoje, no cargo de vereador de Fraiburgo, ele colhe as maçãs, relembra os momentos e comemora. “Viva a Terra da Maçã e Vida Longa a maçã Fraiburguense, tão importante em nossa economia e turismo”, enfatiza Juliano Zonta.
Além da colheita nos pomares, os convidados seguiram para visitar a cervejaria Holzbier, onde conheceram todo processo de fabricação artesanal. Na sequência, o grupo pode vivenciar a experiência de degustar uma uva niágara diretamente nos parreirais da família Zancanaro.
E aí, sentiu vontade de também visitar Fraiburgo e vivenciar toda esta experiência? Então não deixe de reservar bem mais que um final de semana, pois atrações não faltam!
O Hotel Renar
Alinhado ao turismo e ao lazer, o Hotel Renar, localizado no meio-oeste de Santa Catarina, oferece uma experiência única quando o assunto é hospedagem e eventos. Com uma arquitetura estilo alpino-germânica, o hotel está localizado no alto de um morro, com jardins deslumbrantes, oferecendo uma vista privilegiada de Fraiburgo. Seja para negócios ou lazer, você desfrutará de conforto supremo, serviço impecável e um ambiente deslumbrante.
*Os jornalistas associados da Abrajet participaram do evento a convite do Hotel Renar.
Texto: Jornalista Vânia Monteiro – Associada da ABRAJET Santa Catarina
Fotos: Jornalista Carlos Alves – Associado da ABRAJET Santa Catarina