A Coordenação Geral de Qualificação no Turismo – CGQT, apresenta o Curso de Atendimento ao Turista, que é regido pela Portaria nº45 de 12 de março de 2018, do Ministério do Turismo. É um curso gratuito, 100% online e voltado para a qualificação dos serviços de atendimento com foco no turista. A inscrição no curso é realizada por meio do site www.bba.turismo.gov.br , preenchendo um cadastro, e podendo já iniciar o curso por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet, como smartphone, tablet ou computador.
São quatro módulos que compõem o curso: Introdução, Atendimento, Comunicação e Temas Transversais, e temas como sustentabilidade, planejamento financeiro, marketing, inglês, e prevenção de riscos fazem parte da grade curricular. O curso é ofertado por meio da Plataforma de Engajamento e Aprendizagem (PEA), do Ministério do Turismo. A carga horária é de 80 horas, o que configura o curso como de extensão, e o próprio aluno pode, ao concluir 100% dos módulos com êxito, emitir o seu certificado por meio do CPF.
Para assimilação do conteúdo, o curso conta com vídeo aulas e jogos educativos, além de pequenos testes ao final das unidades para aferição de conteúdo pelo aluno. O aluno também pode acompanhar sua pontuação por meio de um ranking classificatório com todos os alunos inscritos.
O curso tem como objetivo qualificar tanto profissionais que já atuam no atendimento ao turista, independente do perfil de ocupação, bem como cidadãos que desejam ampliar seu conhecimento e prestar um excelente atendimento ao cliente.
As inscrições estarão abertas de 16 de julho a 31 de dezembro de 2019, e podem ser feitas pelo endereço eletrônico bba.turismo.gov.br. O aluno poderá concluir o curso até 30 de março de 2020.
Em 2018 foram realizados sorteios de prêmios para os alunos que concluíram o curso dentro do prazo para conclusão, dentre os quais visitas técnicas, ingressos para parques temáticos e cursos no eixo Turismo.
Os Municípios brasileiros têm papel fundamental na promoção de qualificação local. Para que cooperem junto ao Ministério do Turismo, também podem acessar a PEA, se cadastrarem e assinarem o Termo de Compromisso, eletronicamente, sendo indicados um representante e o preposto. O Termo especifica orientações quanto à ações de como cooperar para o sucesso da política de qualificação, e assim poder fazer a gestão da oferta do curso, com o acesso aos dados específicos de sua região (quantidade de alunos cadastrados, em curso e concluintes).
O Brasil Braços Abertos é uma das iniciativas de qualificação presentes no Plano Brasil + Turismo, um pacote de medidas lançado em 2017 pelo Ministério do Turismo para alavancar o setor de viagens Nacional.
Em se tratando de números, a edição de 2017 do curso obteve mais de 26 mil inscritos. Já a edição de 2018 obteve quase 27 mil inscritos, demonstrando o interesse do brasileiro em se qualificar em turismo e estar mais preparado para receber melhor o turista.
Mais informações poderão ser obtidas na página institucional do MTur www.turismo.gov.br/qualificacao .
Central de atendimento ao aluno: 0800 200 8484 e pea@turismo.gov.br