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Passarela Gov. Joaquim Macedo/Foto: Mauro Maciel

New 7 Wonder Natura – A vitória da Amazônia

Em 1911, a organização suíça NEW 7 WONDER NATURE, organizou um concurso mundial, via internet, com objetivo de identificar e premiar as 7 MARAVILHAS DA NATUREZA do mundo moderno.

A ADETUR AMAZÔNIA – Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte, entidade na qual eu presido com muito orgulho, lançou a candidatura da AMAZÔNIA, em toda sua extensão territorial, envolvendo os estados brasileiros que compõem a Amazônia mais os países Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e as Guianas Inglesa, Francesa e Holandesa.

O Brasil participou com vários atrativos naturais, ente os que se destacaram foram, além da Amazônia, Cataratas do Iguaçu, Monte Roraima, Cisto Redentor, dentre outras.

Foram registradas mais de 420 candidaturas em todo o mundo e as vencedoras foram:

  1. Amazônia;
  2. Halong Bay;
  3. Iguazu Falls;
  4. Jeju Island;
  5. Komodo;
  6. Puerto Princesa – Underground River e
  7. Table Mountain.

A candidatura da Amazônia teve origem em um movimento pelo fortalecimento do turismo na Macrorregião Amazônica, como alternativa de desenvolvimento sustentável ambiental e econômico, onde levamos a ideia ao então vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Turismo e Secretário de Estado do Turismo do estado do Acre, Cassiano Marques, que de pronto gostou e concordou com ideia, onde foi registrada a candidatura da Amazônia. A campanha cresceu vertiginosamente e ganhou a adesão com apoio irrestrito da Confederação Nacional dos Conventions & Visitors Bureau, dos países amazônicos que compõem a OTCA – Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, além do Ministério do Turismo e EMBRATUR.

Calçadão da Gameleira/ Foto: Mauro Maciel

A divulgação e promoção do destino foi fortemente apoiada pela Rede Amazônica de Televisão, na região amazônica, além da mídia nacional, veiculando sistematicamente os atrativos registrados pelo Brasil.

Em nosso entendimento, a vitória da Amazônia, teve grande apelo através do slogan criado, estrategicamente pelos seus articuladores e idealizadores para a campanha que foi: “VOTE, VISITE, PRESERVE”.

José Raimundo da Silva Morais, Presidente da ADETUR AMAZÔNIA – Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte e Vice-Presidente da ABRAJET-AC, Associação Brasileira do Jornalistas de Turismo do Estado do Acre

Esse feito, fortalece o destino “AMAZÔNIA’, foi consequência da ânsia do mundo moderno em preservar e legitimar este destino, não só como destino turístico, mais acima de tudo como a maior biodiversidade ambiental e ecológica do planeta, este pensamento nos remete a uma reflexão sobre os principais atores responsáveis em preservar este bioma, primeiramente a própria população amazônica o governo federal através de seus mais variados órgãos afins, dentre os quais, Ministério do Turismo, EMBRATUR, Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, Polícia Federal, etc, pois a AMAZÔNIA agora é uma das 7 MARAVILHAS DA NATUREZA.

Texto: José Raimundo da Silva Morais, Vice-Presidente da ABRAJET-AC