O Caminho da Fé
O Caminho da Fé foi criado e inspirado no Caminho de Santiago de Compostela

O Caminho da Fé

O Caminho da Fé foi criado e inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, para dar conforto e infraestrutura aos visitantes e peregrinos que visitam Aparecida. Ele é composto por mais de 1000 km, sendo que aproximadamente 500 km atravessam a Serra da Mantiqueira, estradas rurais, trilhas e asfalto, proporcionando aos visitantes momentos de interação com a natureza, de fé e reflexão.

Em cada parada o turista/visitante contribui para o desenvolvimento econômico local e social da comunidade e terá uma experiência inesquecível com os moradores através de pousadas, restaurantes e cultura local.

A Associação dos Amigos do Caminho da Fé – AACF tem sua sede em Águas da Prata – SP, partindo desta cidade, é o caminho/ramal principal para chegar até o Santuário Nacional de Aparecida. O período médio de viagem é de 12 a 15 dias para quem vai a pé, em média 25 a 30 km percorridos por dia. Para quem está de bike, a média salta para os 60 km diários.

Em Guaratinguetá, o Caminho da Fé passa pelos Bairros do Gomeral e Pedrinha. Um grande investimento tem sido disponibilizado para melhoria do percurso (Estrada Cênica) ao longo do Bairro do Gomeral,  através de convênio firmado entre Prefeitura Municipal da Estância Turística de Guaratinguetá e o DADE (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias) – A Estrada Cênica do Gomeral tem como objetivo melhorar o acesso viário no trecho do bairro e a estrada que liga Guaratinguetá à Campos do Jordão.

Guaratinguetá se limita com as cidades de Aparecida ao sul, com Lorena ao leste, com Potim ao oeste, Campos do Jordão a noroeste, Delfim Moreira e Itajubá, ambas cidades do Estado de Minas Gerais, ao norte, e Cunha ao leste.

Ivan Leyraud – Jornalista é associado da ABRAJET Seccional São Paulo

Fechar Menu