Pedra Redonda ou Pedra Bonita, bom mesmo é estar em Itacaré/BA
A Praia de Itacarezinho também faz parte de um dos passeios mais procurados que a cidade oferece/Foto: Rojas Rhoden Gregório

Pedra Redonda ou Pedra Bonita, bom mesmo é estar em Itacaré/BA

Nos últimos anos, Itacaré, cidade do interior da Bahia a 422 km da Capital Salvador, vem sendo cada vez mais conhecida e desejada pelo turismo brasileiro. Seja através dos “stories” de famosos, campeonatos de Surf ou até mesmo a série da Disney Chennel “Juacas” (gravada do local), as inúmeras paisagens incrivelmente belas atraem os olhos de quem busca diversidade turística em um destino.

Com pouco mais de 26 mil habitantes, a cidade abriga praias calmas, agitadas, desertas, estruturadas, hotéis para todos os bolsos, trilhas e uma noite bem movimentada. Dentro da zona urbana, a Praia da Concha é a mais calma. Com estrutura de bares e restaurantes logo na beira na água. É o palco perfeito para praticantes de canoagem e “stand-up paddle”.

Ainda na zona urbana, existem praias com estruturas menores, mas muito bem assistidas, como a Praia da Tiririca, que recebe campeonatos de Surf locais e recebeu, em 2017, a etapa de qualificação da WSL (World Surf League). Esta praia também e cenário para a série da Disney Channel, JUACAS, desde 2017.

Praia Jeribuaçu/Foto: Rojas Rhoden Gregório

Pra quem gosta de Ecoturismo, Itacaré também reserva bons passeios. Algumas das praias do município oferecem uma trilha com diversos níveis de dificuldade (todas bem sinalizadas ao início do percurso).  A Praia de Jeribucaçu, é apontada como um dos principais cartões postais da cidade. O acesso é no Km 6 na estrada com sentido a Ilhéus, mais 3 km de estrada de chão, até chegar ao estacionamento (pago), onde, dali pra frente, segue-se  apenas caminhando. A trilha é considerada moderada e dura cerca de 30 minutos. Na praia há estrutura para se alimentar e tomar bebidas geladas. De lá também é possível chegar à Cachoeira da Usina, seguindo o rio Jeribucaçu e cruzando o manguezal.

Outro cartão postal bem procurado é a Praia de Itacarezinho. Essa praia é incrivelmente paradisíaca, ótima para pratica de Surf e mergulho. O local também recebe anualmente entre setembro e março tartarugas marinhas para desova. Tem 3,5 km de extensão e uma cascata natural de água doce em uma das suas pontas.  A beira-mar tem estrutura de bar e restaurante, mas o estabelecimento cobra consumo mínimo. O acesso à praia é a 15 km de distância de Itacaré no sentido a Ilhéus e tem a opção de descer até a praia caminhando pela trilha de nível elevado (30 minutos com trechos íngremes), ou de carro por uma estrada particular com estacionamento próximo (pago).

A Praia de Itacarezinho também faz parte de um dos passeios mais procurados que a cidade oferece, que é o Passeio das 4 Praias, realizado pelas agências de turismo locais. Nele, além desse paraíso, também serão visitadas as praias da Engenhoca, Havaizinho e Gamboa e finaliza na Cachoeira do Itajuípe. O roteiro dura o dia inteiro e passa por bares e restaurantes, mas a alimentação não está inclusa nos pacotes oferecidos.

Se durante o dia não faltam opções de praias e passeios, a noite de Itacaré deixará seu dia completo. A Rua da Pituba, que também tem movimentação durante o dia, é onde encontrará de tudo. Com mais de 50 opções entre bares e restaurantes variados, a rua tem artistas de rua, hotéis, artesanato, baladas, etc. tudo muito bem estruturado e preparado para atendimento aos turistas locais e internacionais.

Rua A Rua da Pituba,com mais de 50 opções entre bares e restaurantes variados, a rua tem artistas de rua, hotéis, artesanato, baladas/Foto:Rojas Rhoden Gregório

Itacaré é uma cidade limpa, agradável e muito bem preparada pra receber seus visitantes. Existem várias opções de hotelaria, desde hostels a resorts de luxo. Uma boa surpresa foi o Hotel TERRA BOA BOUTIQUE. Hotel magnifico, que conta com uma bela piscina com bar molhado, banheira de hidromassagem ao ar livre, academia, salão de jogos, SPA, espaço para massagem e acomodações bem aconchegantes.  Sem falar no café da manhã recheado de delícias baianas, com uma tapioca maravilhosa feita na hora. Tudo para que a experiência na cidade seja encantadora. A localização é ótima, fica bem próximo à Rua da Pituba e das praias da Concha, do Rezende e da Tiririca. O hotel também dispõe de um site, onde, além de fazer reservas online, tem tudo o que se precisa saber sobre a cidade, passeios e restaurantes.

A experiência neste destino foi espetacular. Itacaré é charmosa, linda, receptiva e conta com uma infraestrutura que nada deixa a desejar. Em sua próxima viagem não deixe de visitar esse pedacinho de paraíso que temos em nossas terras nordestinas.

Algumas outras sugestões:

  • Prainha – Considerada uma das praias mais bonitas do país e muito frequentada por praticantes de Surf. Esta praia tem estrutura mínima e seu acesso é através de trilha que dura aproximadamente 40 minutos. É recomendado ir acompanhado por guia, pois a trilha não é bem sinalizada. Quem optar por não fazer a trilha, pode ter acesso exclusivo se hospedando nos hotéis de alto padrão na praia vizinha, Praia de São José.
  • Praia da Engenhoca – Praia deserta cercada por coqueiros e Mata Atlântica, muito frequentada por surfistas. Tem estrutura mínima e seu único acesso é pela trilha de 20 minutos. Também existe um riacho que forma uma piscina de água doce.
Havaizinho e Gamboa – essas duas praias são separadas por recifes/Foto: Rojas Rhoden Gregório
  • Havaizinho e Gamboa – essas duas praias são separadas por recifes. O acesso é pela mesma trilha para a Praia da Engenhoca. É feita em aproximadamente 10 minutos e a trilha é considerada leve. Na praia existem cabanas que servem comida e bebida.

Onde achar informações importantes:

www.terraboahotelboutique.com.br

instagram: @terraboahotelboutique

www.itacare.ba.gov.br

Instagram: @prefeituradeitacare

www.itacare.com.br

Por: Rojas Rhoden Gregório – Associado da ABRAJET TO

Fechar Menu