Porto Camargo: 2° Destino Turístico mais procurado da região
Porto Camargo é um destino turístico procurado do litoral de águas doces do Paraná

Porto Camargo: 2° Destino Turístico mais procurado da região

Porto Camargo é o 2° destino turístico mais procurado do litoral de águas doce do Paraná

Porto Camargo é o segundo destino turístico mais procurado do litoral de águas doces do Paraná. Em primeiro lugar no ranking, está o município de Porto Rico por oferecer a melhor estrutura ao turista. O empresariado local, bem como o poder público municipal está unido investindo em melhorias na infraestrutura, e publicidade dos atrativos turísticos do local. Desta feita, fortalecendo o turismo e fomentando a economia da região.  Contudo, boa parte dos turistas sul mato-grossense, além de optar por Porto Camargo, está investindo maciçamente no local; construindo casas, prédios, pousadas e atrativos. A administração municipal está trabalhando para melhorar a estrutura do lugar. E em parceria com o governo do Estado, melhorou o estacionamento, serviços de iluminação pública e brevemente os serviços de saneamento básico.

É importante destacar a iniciativa do prefeito Marcos Alex, do município de Icaraíma, PR, que entre 2019 e 2020, realizou a regularização fundiária do Distrito de Porto Camargo, atitude que foi essencial para desenvolver o local. Até então, apenas 25% dos moradores tinham seus lotes regularizados. Com isso, donos de terrenos antigos, mas sem documento; e outros que adquiriram suas áreas recentemente, estão alavancando a economia, não somente do local, mas também dos municípios da região. Porto Camargo se tornou um canteiro de obras pela iniciativa privada.

O distrito tem muito a melhorar, principalmente em segurança, ampliação de rampas para embarque e desembarque de embarcação de pequeno porte, jet-ski e lanchas. Bem como hotéis de luxo, Resorts, guias turísticos. Do outro lado, alguns empresários do setor náutico e hoteleiro estão de olho no lugar.

O principal atrativo dos turistas que visitam Porto Camargo é a prainha do Meião; no entanto, a região oferece diversos atrativos: passeios de barcos e lanchas em torno do Parque Nacional de Ilha Grande; portos e praias, passeios de contemplação de animais silvestres e as diversas espécies de aves da região. Podem conhecer locais históricos, monumentos; e o famoso Paredão das Araras.

A pesca esportiva é outra atividade que vem ganhando espaço em Porto Camargo; até recentemente a grande maioria dos turistas que vinham a Porto Camargo praticavam a pesca predatória; principalmente os pescadores dos municípios da região. No entanto, com migração de pescadores de locais e estados conscientes da importância da preservação das espécies, a pesca esportiva cresceu.  

 Bem vindo à Porto Camargo!

Texto e Fotos: Lúcio Freire – Jornalista – Associado da ABRAJET PR

Fechar Menu