Eleito presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc no inicio deste ano, o deputado Ivan Naatz (PV) vem promovendo diversas ações e projetos em parceria com o trade turístico catarinense, colocando o parlamento à disposição das governanças regionais de turismo. Com isso, debateu e fortaleceu o turismo como fator econômico e de geração de emprego e renda, destravando amarras burocráticas e facilitando a atração de novos visitantes de diversas partes do país para Santa Catarina.
Durante a realização do 36º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo- Abrajet, em Urubici, na Serra Catarinense , o deputado fez palestra e falou sobre essas ações, destacando a potencialidade e a diversificação do turismo catarinense. “Nenhum outro estado brasileiro tem um turismo regional tão diversificado como Santa Catarina que tem também pioneirismo na organização deste setor , hoje com 13 regiões bem definidas e que oferece desde praias até o turismo de paisagens, gastronômico, cultural , étnico e passando ainda pelo enoturismo, de aventura , eventos , ecológicos e outras tantas variações “, destacou.
O parlamentar observou ainda que é necessário continuar investindo na profissionalização e fortalecimento do setor, além da promoção conjunta com os demais estados do Sul. A melhoria da infraestrutura também é fundamental, assinalou Ivan Naatz , exemplificando que via Comissão do Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado vem contribuindo para isso, citando o caso da aprovada emenda ao projeto do governo para redução do ICMS do combustível de aviação, valorizando os aeroportos regionais, aumentando a oferta de voos e barateando o preço das passagens.
“São exemplos de como o parlamento pode contribuir com o turismo catarinense e pode ocorrer também em outros estados da federação”, assinalou , acrescentando que o intercâmbio permanente com o trade turístico estadual e nacional, além de um projeto de divulgação profissional é fundamental para que o setor continue crescendo e gerando movimentação econômica.
Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Ivan Naatz