Milhares de devotos da Rainha da Amazônia caminharam pelas principais ruas de Belém na Trasladação do Círio de Nazaré, que conduziu a Berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré do Colégio Gentil até a Catedral da Sé, no centro da capital.
Conhecida como a procissão luminosa que antecede ao Círio de Nazaré, a Berlinda com a imagem de Nossa Senhora saiu com atraso de 45 minutos, na noite de sábado (07), por volta das 18h16, chegando à Catedral da Sé por volta das 22h50.
Durante o trajeto a corda se rompeu de uma das estações, com a Berlinda seguindo desatrelada durante os 3,7 km de caminhada. Vista do alto, a multidão estimada de 1,5 milhão de pessoas, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) parecia como ondas de rio de gente em meio ao verde das mangueiras que enfeitam boa parte do percurso.
Com muita fé e emoção, os devotos caminharam pelas avenidas Nazaré, Presidente Vargas e Boulevard Castilho França, entoando cantos e louvores à Nossa Senhora que parava para receber as principais homenagens do trajeto.
Ainda na Avenida Nazaré, quase em frente à sede campestre do Paysandu, os devotos receberam a notícia de que o time paraense havia subido para a série B do Campeonato Brasileiro, após o término do jogo Paysandu e Volta Redonda.
“Subiu, subiu, subiiiiiiiiuuuuuuuu”, gritou o fotojornalista Fernando Nobre que cobria a Trasladação em frente à TV Liberal e ao mesmo tempo acompanhava o jogo pela rádio. A multidão foi ao delírio e por alguns minutos deixou de cantar os hinos de Nossa Senhora para mostrar outra grande paixão do povo paraense, o futebol, vibrando e cantando “É bicolor, é bicolor!”, em alusão às cores azul e branco do time.
Na sede do clube do Remo, também localizada na avenida Nazaré, muitas homenagens à Rainha da Amazônia. Um espetáculo de fogos e cores homenageou a virgem de Nazaré durante a passagem da imagem da Santa em um momento de muitos agradecimentos pelas conquistas do time do Leão azul marinho.
Fonte: Julie Rocha – Jornalista Associada ABRAJET-PA