TV Turismo mostra o Paraná que o paranaense não conhece
Os programas que mostram as atrações turísticas do Paraná

TV Turismo mostra o Paraná que o paranaense não conhece

No próximo mês de maio será comemorado dois anos da instalação da TV Paraná Turismo que substituiu a TV Educativa do Paraná. A mudança seguiu orientação do governador Ratinho Júnior (PSD) que em sua campanha para o governo do Estado prometeu dar destaque ao setor de turismo. A alteração de foco da programação da tv concretizou esta promessa. Para comandar a transição, veio de São Paulo Ruy Façanario, sócio da RF Produção de Vídeo e apresentador do programa “Planeta Turismo” que tem 26 anos. Os programas que mostram as atrações turísticas do Paraná vão para mais de vinte milhões de antenas parabólicas espalhadas no Brasil. Ruy falou com a Now Boarding.

Ruy Façanario, diretor presidente da TV Paraná Turismo

Quando efetivamente foi o primeiro dia de transmissão da TV Paraná Turismo?

Ruy Façanario, diretor presidente da TV Paraná Turismo – A programação teve sua estreia em 13 de maio de 2019 com a produção de oito programas e vários programates sobre turismo, com destaques na programação do “Turismo em Pauta”, um programa de entrevistas; “Identidade Paraná”, programa cultural, e “As Aventuras do Richard no Paraná”, programa de aventura, entre outros.

Na grade da TV, quantas horas/dia estão dedicadas ao turismo do Paraná?

Ruy – Chegamos a ter 90% da grade dedicada ao Turismo mas, hoje, com a pandemia, dedicamos a programação da manhã para as crianças com desenhos, estamos com 60% dedicado ao turismo.

Quais são os programas?

Ruy – A grade é bem diversificada, com documentário, programas especiais como o “Visite Paraná” e programas especiais como “As Aventuras do Richard” e o novo programa “Sabiá no Paraná” com o famoso paraquedista do canal “Off” e do Programa do Faustão que hoje traz sua marca para o turismo do Paraná. Agrade completa está no neste site.

Quais os números de audiência da TV Paraná Turismo? Quantos Estados atinge?

Ruy – A TV Paraná Turismo está no Satélite C2 para todo Brasil que atinge mais de vinte milhões de antenas parabólicas em todo país. Nós não assinamos o Ibope, mas temos informações que, em alguns horários, chegamos ao terceiro lugar em Curitiba e nos mantemos à frente de grandes emissoras.

A programação também é divulgada nas mídias sociais. Há projeto para fazer matérias em inglês e espanhol?

Ruy – Sim, temos canais no YouTube, Facebook e Instagram com programas atingindo grandes visualizações, não temos estrutura hoje para traduzir para outras línguas, mas isto é um projeto.

Quais os planos para 2021? Existe a previsão de algum programa ou projeto novo para ser exibido?

Ruy – A grande estreia foi o Sabiá em dezembro. Outra meta para esse ano é visitar mais de cem municípios no Estado para mostrar suas potencialidades turísticas e, também, alguns novos programas estão sendo desenhados dependendo da situação para entrarem em produção.

A programação

Os programas que destacam o turismo paranaense são os seguintes. Os programas têm um horário fixo mas também entram em rodízio durante a programação.

Descubra Paraná, às segundas, às 20h

Uma revista eletrônica sobre o melhor do Paraná. Reúne dicas de turismo, destaques de cada região, agenda, negócios, entrevistas e interação com o público. Um show de imagens e dinamismo sabor.

Agrotur, às terças, às 20h

Agricultura como motor da economia é o tema do programa. Com linguagem moderna e repleto de novidades sobre o universo agro: turismo, negócios, cultura, eventos e curiosidades. Com elementos da internet e qualidade editorial, o Agrotur é dinâmico e divertido, jovem e relevante.

As Aventuras do Richard, às terças, às 20h15

No programa, Richard Rasmussen, biólogo, aventureiro e apresentador da vida selvagem, sai em busca dos destinos turísticos mais interessantes do Paraná, sempre com destaque para as belezas naturais do Estado e mantendo seu estilo irreverente e espontâneo.

Sabiá no Paraná, às quartas, às 22h15

No programa, de esporte e aventura e esportes radicais, mostra paraquedismo, rapel, voo livre, rafting e muito mais. Apresentado pelo Sabiá Tapajós que foi recordista mundial de paraquedismo.

Identidade Paraná, às quintas, às 20h

Unindo arte, entretenimento e muita cultura, o programa Identidade Paraná traz de forma leve e descontraída o melhor da produção cultural paranaense. Um panorama das histórias do povo, das paisagens, do patrimônio, da produção artística do Estado. E, também, traz dicas culturais e tudo que acontece no circuito cultural paranaense.

Vai Viajar, às quintas, às 22h15

Neste programa, são apresentados com muito bom humor as condições das estradas e as agendas do final de semana, dicas de segurança e muito mais, tudo para o telespectador viajar com tranquilidade.

Paraná Histórias e Sabores, aos sábados, às 13h30

Apresentação dos principais pratos da nossa culinária com receitas e história do nosso Paraná contada em detalhes em um clima descontraído e prático.

Visite Paraná, entra em rodízio na grade de programação

Programa apresenta as cidades do Estado mostrando o melhor do turismo e gastronomia de cada cidade.

Texto: Jornalista Jean Luiz Féder – Editor da Now Boarding, associado da ABRAJET PR

Fechar Menu