You are currently viewing Palestra da jornalista Vânia Monteiro abre programação da tarde no 40º Congresso Nacional da ABRAJET

Palestra da jornalista Vânia Monteiro abre programação da tarde no 40º Congresso Nacional da ABRAJET

A tarde do dia 26 de setembro no 40º Congresso Nacional da ABRAJET, realizado em Maceió, teve início com a palestra da jornalista e estrategista digital Vânia Monteiro, que trouxe o tema “A Nova Era do Jornalismo de Turismo: Inovação e Compromisso com a Verdade”. A apresentação convidou os jornalistas presentes a refletirem sobre os rumos da profissão em um cenário de mudanças aceleradas pela transformação digital.

Vânia Monteiro destacou a importância da presença digital para jornalistas e veículos especializados, conduzindo a plateia por uma linha do tempo da comunicação, do impresso ao rádio, da televisão às redes sociais, mostrando como cada meio foi essencial em sua época e como hoje a transformação digital exige novos posicionamentos e um papel, cada vez maior, de atuar como influenciador e creator.

Palestra de Vânia Monteiro no 40º congresso nacional da ABRAJET em Alagoas
Foto Wilson Soares – Abrajet-PA

 

Para ilustrar a discussão, Vânia exibiu um vídeo que mostrava um casal com milhares de seguidores em um restaurante. No final do jantar, ao tentarem pagar a conta, foram informados pelo garçom de que o estabelecimento não aceitava cartão, pix ou dinheiro. O “pagamento” seria feito em forma de stories, reels, collabs e TikToks, mostrando de maneira clara a força da criação de conteúdo no turismo e na gastronomia.

Com esse exemplo, Vânia destacou que o jornalista sempre foi um influenciador por natureza. O que muda hoje é a amplitude do cenário: antes restrito a portais e blogs, agora o alcance está também nas redes sociais. Entretanto, ela alertou que, enquanto muitos criadores de conteúdo ocupam espaço, o jornalista precisa sempre lembrar da sua essência: influenciar pela verdade.

“Vivemos um tempo em que as inteligências artificiais geram clones, imagens hiper-realistas de destinos e até correções tão intensas que já não retratam a realidade. Nesse mundo em que todos criam conteúdo, o jornalista tem um diferencial: o compromisso com a verdade. Precisamos usar essa missão também no ambiente das redes sociais”, afirmou Vânia.

Durante a palestra, Vânia também reforçou estratégias práticas para ampliar a presença digital, como SEO de imagens, tanto nos portais, quanto nas redes; Branded content como forma de trabalhar alinhado às assessorias e dar visibilidade orgânica; Google Meu Negócio e o uso de plataformas como YouTube, TikTok e Pinterest para fortalecimento da audiência.

A mensagem final foi de incentivo e valorização da profissão: os jornalistas de turismo precisam ocupar o espaço digital, reafirmando seu papel de guardiões da verdade em um mercado onde credibilidade é o bem mais valioso.

Palestra de Vânia Monteiro no 40º congresso nacional da ABRAJET em Alagoas
Foto do jornalista Wilson Soares – Abrajet-PA