You are currently viewing Zé Carlos Araújo deixa legado de muita ação
Zé Carlos Araújo deixa legado de muita ação

Zé Carlos Araújo deixa legado de muita ação

Advogado e também com graduação em Letras e Filosofia, depois de atuar muitos anos como jornalista, fez o curso de Jornalismo. Esse amante das artes, das leis, das letras e do conhecimento foi o decano do jornalismo de Turismo no Estado do Ceará, José Carlos Araújo que faleceu no dia 14 de março de 2023, após uma semana internado por complicações decorrentes da avançada idade. Tinha completado 98 anos no dia 26 de dezembro de 2022.

José Carlos Araújo começou como professor de Português na escola pública mais importante de Fortaleza, o Liceu do Ceará, fundado em 1845. Ocupou outros cargos em diversos governos, mas sempre com um pé numa redação de jornal. Tanto que já com a família estabelecida, filhos bem encaminhados – Virgínia Maria, Goretti e Carlos Alberto – voltou aos bancos universitários e fez o curso de Jornalismo. Ao mesmo tempo, partiu para divulgação do turismo em diversos jornais. Depois de aposentado, dedicou-se ao Rota do Sol, seu blog também voltado a divulgação do turismo. Atuou nas entidades de classe e associativas e ajudou a fundar a Abrajet-Ceará, da qual foi presidente ou integrou várias diretorias.

Zé Carlos participando do encontro da ABRAJET Nacional em Balneário Camboriú
Zé Carlos participando do encontro da ABRAJET Nacional em Balneário Camboriú

 

Devido a sua atuação firme no setor de turismo, as comemorações pelos 90 anos, em 2015, reuniu todo o trade turístico. Ele pretendia (fugir da raia, como se diz) e reunir a família em Salvador, no hotel Catussaba, tanto que reservou 10 apartamentos como forma de levar filhos, netos, bisnetos. Mas foi contido, pois os filhos, o trade e os vizinhos exigiam uma festa em regra.  Essa aconteceu em Fortaleza e lá estiveram todas as lideranças do setor: Abrajet-CE; ABAV, Skal, Abrasel, Mercado Central e tantos outros. Coube ao atual presidente da ABIH/Nacional, na época presidente do Sindicato de Hotéis, Manoel Linhares falar em nome de todos. Colegas de jornadas como Carlos Casaes de Bahia e Rogério Almeida (falecido precocemente), da Paraíba foram até Fortaleza, entre tantos outros.

Zé Carlos na sua última participação no FESTURIS em 2019
Zé Carlos na sua última participação no FESTURIS em 2019

 

José Carlos Araújo participou de praticamente todos os Festuris, dos Congressos da ABAV/Nacional, da ABIH e do Skal e tantos outros. Recebeu homenagem, em Gramado no ano de 2019, última participação dele no Festuris. Na ocasião, Marta Rossi lhe dedicou o tradicional encontro com a imprensa. “Agradeço ao nosso amigo e grande colega jornalista José Carlos Araújo que nos seus 94 anos vem do Ceará prestigiar e divulgar esse evento. Somos gratos a ele e, em nome dele, estendemos a todos vocês esse agradecimento.”, disse Marta. Quatro anos antes, Zé Carlos, como era mais conhecido, havia criado com Carlos Casaes, a Confraria dos Jornalistas de Turismo (Conjutur), reunindo profissionais que tinham grande amizade. Na condição de coordenador, recebeu os associados em Fortaleza e apresentou destinos não só da capital cearense, mas de todo o Ceará, apoiando a divulgação desses atrativos. Ele mesmo “bolou” o símbolo da Confraria e mandou produzir as camisetas, as quais distribuiu, se recusando a cobrar. Era assim, o Zé Carlos!

Reunião da Confraria dos Jornalistas no hotel Vovó Carolina. Presentes (José Carlos Araújo/CE), Carlos Casaes (Bahia), Sérgio Moreira (MG) Jurema Josefa, Neneca Campos (RS), Arnaldo Moreira (RJ), Ariosto Mesquita e Cláudia(MS), Hélio Lima Duarte (RJ)
Reunião da Confraria dos Jornalistas no hotel Vovó Carolina. Presentes (José Carlos Araújo/CE), Carlos Casaes (Bahia), Sérgio Moreira (MG) Jurema Josefa, Neneca Campos (RS), Arnaldo Moreira (RJ), Ariosto Mesquita e Cláudia(MS), Hélio Lima Duarte (RJ)

 

Certamente, cada um dos associados da Abrajet Nacional tem uma história ou boa lembrança do colega que partiu e deixa saudades, pois ele sempre foi também muito atuante nas decisões e debates. A diretoria da Abrajet Nacional apresenta, através deste breve relato ou pequena matéria, votos de consolo aos familiares e tantos amigos.

Texto:  Jornalista Jurema Josefa, associada da ABRAJET- RS,

Fotos: Acervo Jornalistas associados da ABRAJET