Nascida em dezoito de fevereiro de dois mil e seis, à Associação Brasileira de Jornalistas em Turismo, seccional Pará (Abrajet – PA), completa hoje 15 anos de existência. A entidade que reúne profissionais de comunicação – jornalistas, radialistas, fotógrafos, cinegrafistas e profissionais nas redes sociais, tem a missão de divulgar destinos, iniciativas, eventos turísticos e ações voltadas para o desenvolvimento do segmento. A debutante que promove visibilidade aos destinos paraenses caminha juntamente com a entidade Nacional da Abrajet, que este ano completa 64 anos de apoio ao setor.
Em função do momento vivido pelo Brasil e pelo mundo em meio à pandemia, o formato definido para homenagear a entidade e os esforços empreendidos pelos associados profissionais de jornalismo especializado foi destinar por meio das redes sociais e da imprensa local e nacional a lembrança desse empenho e compromisso com o turismo paraense.
Em 2021, entre os compromissos previstos e com base nas possibilidades sanitárias e de segurança, foco para realização do XXXVII Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo, em Santarém, em fim de junho, com extensão para o Arquipélago do Marajó.
Em homenagem aos 15 Anos da Abrajet Pará, em breve, a inauguração do escritório da Abrajet Pará em Parauapebas; o lançamento de uma publicação sob o olhar dos profissionais especializados em turismo aos destinos do Pará; o lançamento do “Selo Divulgando o Turismo” e o Prêmio de Jornalismo Religioso, com destaque as festividades religiosas do Estado.
Em 2020, as iniciativas da Abrajet Pará, em meio à pandemia, seguiram o caminho das redes sociais, participação em mesas redondas, lives, reuniões em plataformas digitais que permitiram a troca de informações, análise de mercado e de segmento que muito contribuíram para o entendimento em como se comunicar sob o novo contexto a partir das mudanças ora impostas para o segmento turismo.
No Pará, a entidade possui o título de “Reconhecimento de Utilidade Pública” concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará e, desde o ano de 2018, o que contribuiu em muito com a ocupação e abertura de espaço junto ao trade turístico. A confirmação passa pela aceitação desta entidade em conselhos e fóruns que reúnem a representatividade do turismo paraense, a exemplo do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur); do Fórum de Turismo do Estado do Pará (Fomentur); Conselho Municipal de Turismo de Belém (Comtur), além de ter representação dentro do Conselho Nacional de Jornalistas em Turismo pela Abrajet Nacional.
Além de firmar-se como uma entidade representativa do trade turístico, à Abrajet confirma a credibilidade pelo trabalho executado e pelo compromisso com as parcerias construídas, destaque às iniciativas junto às secretarias de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom), comissões de Turismo, conselhos municipais, prefeituras, entidades privadas e não governamentais; entidades representativas do turismo esportivo, de base comunitária, turismo cultural, segmento de eventos, gastronomia criativa, meio ambiente, turismo consciente e responsável e, entre outros, os parceiros do segmento da comunicação especializada em turismo, sempre contribuindo com a promoção e divulgação.
Buscando a expansão da representatividade junto a regiões turísticas no Estado, a exemplo do Nordeste Paraense, Sudeste do Pará, Arquipélago do Marajó, Baixo Amazonas, Altamira e Xingu, Abrajet se encontra, cada vez mais, com iniciativas de sucesso e junto a profissionais que repassam conhecimento e experiências sobre o desenvolvimento e promoção do turismo. O resultado desta vivência é o que garante a produção de conteúdo positivo a ser publicado em vasta rede de comunicação que conecta públicos diferentes em 18 estados brasileiros.
Cabe, aos associados da entidade, seja através de canais próprios de divulgação (impresso, meio digital, programas de rádio, web, etc), ou por meio dos veículos de comunicação tradicional, ou ainda através da realização e participação em eventos, divulgar o potencial do Pará a partir dos diversos segmentos turísticos característico do Pará (rural, cultural, de negócios e eventos, esportivo, de base comunitária-TBC, aventura, de natureza, sol e mar e entre tantos outros talentos no Estado). Abrajet Pará contribui ainda com intercâmbio entre iniciativas já consolidadas que promovem a circulação de pessoas e a geração de trabalho, renda e qualidade de vida.
Para a presidente da Abrajet Pará Christina Hayne, percorrer o Pará e viver experiências diferentes e interessantes permite o acesso a belezas, culturas variadas, gostos e sabores, talentos, histórias, empreendimentos criativos que enchem os olhos. “Oportunidades ilimitadas que nos trazem conhecimento, sabedoria e encantamento”, declarou.
A fim de contribuir com a promoção do turismo paraense, a sequência de presidentes que estiveram à frente da Abrajet Pará consolidou, ao longo desses quinze anos, produtos que referenciam a entidade há tempos, a exemplo do Prêmio de Jornalismo em Turismo Comendador Marques dos Reis, que tem como objetivo o reconhecimento qualitativo dos melhores trabalhos jornalísticos produzidos e publicados no âmbito local, regional, nacional e internacional sobre o destino Pará, contribuindo, desta forma, com o fortalecimento do profissional de comunicação e com a divulgação do turismo paraense. Os jornalistas especializados em turismo têm a missão de fazer circular a informação de um lado para outro e esse fluxo contribui com a visibilidade e atração do turismo. Em 2022, será realizada a sexta versão desta premiação que é a única entre os estados brasileiros.
Outro produto destaque resultante do trabalho dos integrantes da entidade é o “Roteiros da Amazônia”, que contribui com a qualificação de estudantes e universitários quanto à produção de textos, imagens, conteúdos especializados para diferentes mídias.
Os associados da Abrajet promovem e participam de debate, press trips, exposições fotográficas, coberturas jornalísticas, intercâmbios e ainda integram parcerias, organizam eventos; participam de congressos, feiras e festivais, sempre levando para além divisas, informações sobre os destinos turísticos com linguagem adequada e formatos criativos.
Histórico – Em dezoito (18) de fevereiro de 2006, a fundação aconteceu na Estação das Docas, um dos pontos turísticos de Belém, em meio a uma reunião de amigos jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas, que, àquela época, tinham apenas a certeza de ter algo em comum, a paixão pelo turismo e o respeito pela história acerca da satisfação das pessoas em viajar.
Entre os fundadores da Associação Brasileira de Jornalistas em Turismo no Pará, os jornalistas Benigna Soares, Leticia Falcão, Rodrigo Huhn, Cleide Santos, Christina Hayne, Etiene Andrade, Felipe Blanco, Tom Jones Lima, Lourdinha Bezerra, Sheila Faro, Cidclay Oliveira, Dulcivânia Freitas, Felipe Gillet, Ivo José Paes e Silva, Hanny Amoras, Ana Monteiro Diniz, Simone Romero, Paulo Roberto Ferreira, Pedro Mário da Silva Costa, João Ramid e Ana Mônica Saraiva Monteiro e entre os nomes que presidiram Abrajet Pará, o primeiro mandato teve à frente a jornalista Benigna Soares e como vice-presidente, Tom Jones Moura Lima (2006-2008); em segundo mandato, no período de 2008 a 2010, a presidência foi de Benigna Soares e como vice-presidente, a jornalista Christina Hayne; de 2010 -2012, o fotógrafo João Ramid como presidente e Benigna Soares como vice; no período de 2013 a 2015 assume a dupla de jornalistas Isa Arnour como presidente e Nilton Guedes como vice-presidente. Eles permaneceram na função por mais um mandato. No ano de 2017, assume a presidência Nilton Guedes e como vice, a jornalista Christina Hayne, que assume interinamente de dezembro de 2018 até fevereiro de 2020, quando se elege presidente para o biênio 2020-2022, tendo como vice-presidente Nilton Guedes, que na ocasião já ocupava a vice-presidência da Abrajet Nacional.
Texto Jornalista Thereza Christina Hayne Presidente da ABRAJET Seccional Pará